A CIÊNCIA DOS MANTRAS - COMO OS SONS SAGRADOS CURAM O CORPO, A MENTE E O ESPÍRITO

 

A CIÊNCIA DOS MANTRAS - COMO OS SONS SAGRADOS CURAM O CORPO, A MENTE E O ESPÍRITO

Por Paul Harrison

POR MAIS DE 3000 ANOS MANTRAS (SONS SAGRADOS) FORAM CANTADOS COM O PROPÓSITO DE CURA ESPIRITUAL.

DURANTE O PERÍODO INICIAL DO HINDUÍSMO, OS GURUS ESPIRITUAIS FICARAM FASCINADOS PELA POESIA E COMEÇARAM A ESCREVER SONS EM TEXTOS SAGRADOS COMO O RIGVEDA. ESSES MESMOS SONS ECOARAM POR TODO O ORIENTE ATÉ HOJE, E AGORA SÃO CANTADOS POR BILHÕES DE HINDUS, BUDISTAS E ESPIRITUALISTAS EM TODO O MUNDO.

HOJE, OS MANTRAS SÃO CANTADOS POR INÚMERAS RAZÕES. EXISTEM MANTRAS PARA CURAR A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE, MANTRAS QUE DIZEM CRIAR RIQUEZA, MANTRAS USADOS ​​PARA ATRAIR RIQUEZA... PARA QUASE TODOS OS PROPÓSITOS HÁ UM MANTRA CORRESPONDENTE. NO ENTANTO, APESAR DOS BILHÕES DE PESSOAS QUE USAM MANTRAS E DA GRANDE VARIEDADE DE SEUS USOS, O MUNDO OCIDENTAL TEM TEIMOSAMENTE FECHADO OS OLHOS PARA ESSA MAIS ANTIGA DAS PRÁTICAS ESPIRITUAIS.

É CHOCANTE PENSAR QUE DEPOIS DE 3.000 ANOS AINDA NÃO HÁ PRATICAMENTE NENHUMA PESQUISA CIENTÍFICA PARA SUBSTANCIAR MANTRAS, MAS NENHUM FINANCIAMENTO FOI DADO PARA INVESTIGAR CIENTIFICAMENTE ESSA PRÁTICA ESPIRITUAL MAIS IMPORTANTE. E, ASSIM, CAIU PARA A PRÓPRIA COMUNIDADE ESPIRITUAL PARA SUBSTANCIAR OS MANTRAS.

ENTÃO, O QUE, PRECISAMENTE, SABEMOS VERDADEIRAMENTE SOBRE OS MANTRAS?

MESTRES DE YOGA AFIRMAM QUE OS MANTRAS TÊM O PODER DE CRIAR MUDANÇAS QUÍMICAS NO CORPO. O ARGUMENTO É QUE AS QUALIDADES VIBRACIONAIS ESPECÍFICAS DOS MANTRAS CRIAM REVERBERAÇÕES NO CORPO QUE LEVAM À MUDANÇAS NO NÍVEL MOLECULAR.

PODEMOS ENTENDER COMO ISSO FUNCIONA, QUANDO CONSIDERAMOS A RELAÇÃO DO HOMEM COM O SOM.

NOSSA FACULDADE AUDITIVA EVOLUIU AO LONGO DE MILHÕES DE ANOS, PARA INCLUIR CONSTANTES ESPECÍFICAS QUE FORMAM OS FUNDAMENTOS DE NOSSA COMPOSIÇÃO AUDITIVA. MUITOS DOS SONS QUE FAZEMOS HOJE, COMO GRUNHIDOS E ALGUMAS SÍLABAS, TÊM SIDO USADOS ​​POR MILHÕES DE ANOS, MUITO ANTES DE NOS TORNARMOS HOMO-SAPIENS.

DA MESMA FORMA QUE OS PÁSSAROS USAM A MÚSICA PARA COMUNICAR INFORMAÇÕES SOBRE O CLIMA, USAMOS GRUNHIDOS E SÍLABAS PARA FORMAR NOSSA COMPREENSÃO DO MUNDO.

A RAZÃO PELA QUAL MUITAS DAS PALAVRAS DE HOJE SÃO ONOMATOPOÉTICAS É PORQUE OS VOCAIS HUMANOS FORAM CRIADOS COMO UM ECO DA NATUREZA. O HOMEM PRIMITIVO USAVA SÍLABAS COMO UMA MANEIRA DE ECOAR O SOM DA COISA QUE ELES ESTAVAM TENTANDO DESCREVER. DAÍ PORQUE "BOB" (COMO EM "SUBIDA E DESCIDA") SOA COMO UM OBJETO SUBINDO E DESCENDO NA ÁGUA. "CRASH", "BANG", "HONK" E "CHIME" SÃO OUTROS EXEMPLOS.

À MEDIDA QUE A HUMANIDADE EVOLUIU, NOS AFASTAMOS DA LINGUAGEM ONOMATOPAICA. ASSIM, O INGLÊS NÃO É TÃO ONOMATOPOÉTICO QUANTO O SÂNSCRITO, SENDO ESTE ÚLTIMO UMA LINGUAGEM MUITO ANTERIOR. QUANDO FALAMOS EM SÂNSCRITO, CRIAMOS SONS QUE ESTÃO INTIMAMENTE RELACIONADOS AOS SONS DA NATUREZA.

A PALAVRA SAGRADA EM SÂNSCRITO "OM", POR EXEMPLO, SIGNIFICA "UNIVERSO" E PODEMOS OUVIR UM ECO DO UNIVERSO NO SOM DO MANTRA. TEMOS UMA NOÇÃO DA NATUREZA ABERTA E INFINITA DO UNIVERSO QUANDO OUVIMOS ESSE SOM. "OM" É UM SOM MUITO ABERTO. PARECE EVOCAR PENSAMENTOS DE UM ESPAÇO ABERTO, NOS RECONECTANDO COM A VASTIDÃO DO UNIVERSO.

DIZER QUE "OM" SOA COMO UM ESPAÇO ABERTO, É CLARO, SIGNIFICA QUE ELE TEM UMA COMPOSIÇÃO AUDITIVA SEMELHANTE À MANEIRA COMO O SOM VIBRA EM UM ESPAÇO ABERTO REAL. A QUALIDADE DO SOM É UMA RECRIAÇÃO DO SOM DA COISA REAL.

O QUE SIGNIFICA SOAR COMO A COISA REAL? ISSO SIGNIFICA QUE O SOM DO MANTRA E O SOM DE UM ESPAÇO ABERTO REAL SÃO MUITO SEMELHANTES. EM OUTRAS PALAVRAS, QUANDO RECITAMOS “OM”, RECRIAMOS AS QUALIDADES VIBRACIONAIS DE UM ESPAÇO ABERTO REAL, E O FAZEMOS DENTRO DO CORPO.

É COMO SE ESTIVÉSSEMOS TRAZENDO ESSA PARTE DA NATUREZA, AQUELE VASTO ESPAÇO ABERTO DO "OM", PARA O NOSSO PRÓPRIO SER. NÃO APENAS RECRIAMOS ESSE ESPAÇO ABERTO EM UM SENTIDO AUDITIVO E FÍSICO, MAS TAMBÉM O RECRIAMOS NA MENTE.

QUANDO RECITAMOS MANTRAS, NÃO FAZEMOS SIMPLESMENTE SONS. NÓS MEDITAMOS SOBRE ELES. MEDITAR SIGNIFICA CONCENTRAR A CONSCIÊNCIA EM UM DETERMINADO ESPAÇO. QUANDO MEDITAMOS EM "OM", CONCENTRAMOS A CONSCIÊNCIA NO PRÓPRIO MANTRA. EM OUTRAS PALAVRAS, COLOCAMOS NOSSA CONSCIÊNCIA DENTRO DO SOM, DENTRO DE "OM" E, POR SUA VEZ, DENTRO DO ESPAÇO ABERTO QUE "OM" REPRESENTA.

ESTA É A CIÊNCIA DOS MANTRAS. E É UMA DAS TÉCNICAS DE CURA MAIS ANTIGAS DA HUMANIDADE. POR MILHÕES DE ANOS, RECRIAMOS AS QUALIDADES VIBRACIONAIS DA NATUREZA USANDO A VOZ. OS MANTRAS SIMPLESMENTE VÃO MAIS LONGE. QUANDO MEDITAMOS NESSES SONS PRIMORDIAIS, COLOCAMOS A CONSCIÊNCIA DENTRO DO SOM, CURANDO A MENTE, RECONECTANDO-A COM AS REPRESENTAÇÕES AUDITIVAS DO MUNDO NATURAL.

AO MUDAR AS QUALIDADES VIBRACIONAIS DESSES SONS, MUDAMOS O EFEITO QUE O SOM TEM NA MENTE. O MANTRA DO CHAKRA DA RAIZ “LAM”, POR EXEMPLO, NOS FUNDAMENTA E CRIA SENTIMENTOS DE PERTENCIMENTO, ONDE “AH” CRIA LIBERAÇÃO, AJUDANDO-NOS A DEIXAR IR.

ESSE É O PODER DOS MANTRAS SÂNSCRITOS. ELES SÃO UMA MANEIRA DE RECRIAR AS QUALIDADES VIBRACIONAIS DE EVENTOS, OBJETOS OU ESPAÇOS DO MUNDO REAL NO CORPO E, EM SEGUIDA, COLOCAR A CONSCIÊNCIA DENTRO DESSES SONS MEDITANDO. SIMPLESMENTE CANTAR UM MANTRA SÂNSCRITO NOS COLOCA EM SINTONIA COM ENERGIAS VIBRACIONAIS POSITIVAS QUE CURAM CORPO, MENTE E ESPÍRITO.

EM PRATICAMENTE TODOS OS SISTEMAS DE ESPIRITUALIDADE QUE O MUNDO JÁ CONHECEU, O SOM TEM SIDO CONSIDERADO UM ELO DIRETO ENTRE A HUMANIDADE E O DIVINO. AS ANTIGAS ESCOLAS DE MISTÉRIO ENSINAVAM AOS ALUNOS O USO DO SOM COMO UMA FORÇA CRIATIVA E CURATIVA.

AGORA, O LIVRO ‘SACRED SOUNDS’, DE TED ANDREWS, REVELA COMO EXPLORAR OS ASPECTOS MÁGICOS E CURATIVOS DA VOZ, RESSONÂNCIA E MÚSICA. NO NÍVEL FÍSICO, ESSAS TÉCNICAS PODEM SER USADAS PARA ALIVIAR DORES E SOFRIMENTOS, REDUZIR A PRESSÃO SANGUÍNEA E EQUILIBRAR A HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS. EM UM NÍVEL METAFÍSICO, ELES PODEM SER USADOS ​​PARA INDUZIR ESTADOS ALTERADOS DE CONSCIÊNCIA, ABRIR NOVOS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA, ESTIMULAR A INTUIÇÃO E AUMENTAR A CRIATIVIDADE.

OS SONS PODEM CURAR ATRAVÉS DE SUA ENERGIA VIBRATÓRIA. PARA ENTENDER COMO ISSO FUNCIONA, VOCÊ PRECISA ENTENDER O PODER DAS ENERGIAS VIBRATÓRIAS DENTRO DO SEU CORPO. ESTE LIVRO VAI TE ENSINAR SOBRE OS CHAKRAS E COMO A ENERGIA FLUI ATRAVÉS DELES. VOCÊ VERÁ O QUE ACONTECE SE ESSA ENERGIA FOR BLOQUEADA E APRENDER COMO O SOM PODE SER USADO PARA LIBERAR A ENERGIA, UMA PRÁTICA QUE PODE RESULTAR NA CURA DO CORPO FÍSICO.

PARA SER AINDA MAIS ESPECÍFICO, VOCÊ APRENDERÁ OS SEGREDOS DA TONALIDADE ESOTÉRICA, MÉTODO DE CURA QUE ENVOLVE A VIBRAÇÃO DE CERTOS SONS DE VOGAIS. VOCÊ DESCOBRIRÁ QUE CADA VOGAL TEM DIFERENTES PRONÚNCIAS E DIFERENTES PROPÓSITOS. ASSIM, SE VOCÊ PRONUNCIAR A VOGAL “A” COMO EM “HAY”, PODERÁ AJUDAR COM PROBLEMAS NO PEITO E NA CIRCULAÇÃO. SE VOCÊ PRONUNCIÁ-LO COMO EM "CAT", VOCÊ PODE CURAR PROBLEMAS DE RESPIRAÇÃO E BOCA. E SE VOCÊ PRONUNCIÁ-LO COMO EM "SAW", PODE AJUDAR PROBLEMAS DIGESTIVOS. TUDO ISSO E MAIS É TOTALMENTE EXPLICADO EM ‘SACRED SOUNDS’.

TALVEZ OS USUÁRIOS MAIS FAMOSOS DO SOM FOSSEM OS BARDOS. EM ‘SACRED SOUNDS’ VOCÊ APRENDERÁ SUA HISTÓRIA, SABEDORIA, MÉTODOS DE TREINAMENTO, TÉCNICAS DE CURA E MUITO MAIS.

Paul Harrison

Fonte: https://www.shift.is

 

 


Contacto

HELIANA CORREA PORTO BETH RINZETTI