PILHAS USADAS: O QUE FAZER COM ELAS?

PILHAS USADAS: O QUE FAZER COM ELAS?

ELAS ESTÃO PRESENTES EM BRINQUEDOS, APARELHOS ELETROELETRÔNICOS E GARANTEM A DIVERSÃO DE ADULTOS E CRIANÇAS. MAS QUANDO ACABA A CARGA VEM A DÚVIDA: O QUE FAZER COM A PILHA USADA?

ESTA PERGUNTA JÁ PASSOU PELA CABEÇA DE MUITA GENTE E O QUE É PIOR, POUCOS SABEM A RESPOSTA. COMPOSTAS, EM SUA MAIORIA, POR METAIS PESADOS COMO ZINCO, CHUMBO, MANGANÊS E MERCÚRIO, AS PILHAS NÃO DEVEM SER JOGADAS NO LIXO COMUM, JÁ QUE SEUS ELEMENTOS TÓXICOS CONTAMINAM O SOLO, O LENÇOL FREÁTICO E, NO FINAL DAS CONTAS, O PRÓPRIO HOMEM. OS DANOS À SAÚDE PODEM APARECER NA FORMA DE PROBLEMAS CARDÍACOS E PULMONARES, DISTÚRBIOS DIGESTIVOS, OSTEOPOROSE, DISFUNÇÃO RENAL E DEPRESSÃO. SOMADO AO FATO DE QUE AS PILHAS DEMORAM ATÉ 500 ANOS PARA SEREM ABSORVIDAS PELO AMBIENTE, E QUE NO BRASIL, POR ANO, SÃO DESCARTADAS 170 MILHÕES DE PILHAS, O PROBLEMA PASSA A SER GRAVE.

PARA TENTAR MUDAR O QUADRO ATUAL DE DESINFORMAÇÃO, ALGUMAS ESCOLAS DE SÃO PAULO PASSARAM A DESENVOLVER PROJETOS JUNTO A SEUS ALUNOS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS QUE AS PILHAS E BATERIAS PODEM CAUSAR AO MEIO AMBIENTE SE NÃO TIVEREM UMA DESTINAÇÃO CORRETA. NA ESCOLA INTERNACIONAL DE ALPHAVILLE, OS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPAM, DESDE AGOSTO, DE UM PROJETO SOBRE O ASSUNTO. PARA OBSERVAREM TODO O PODER DE DESTRUIÇÃO QUE ESTE PEQUENO OBJETO PODE TER QUANDO EM CONTATO COM O MEIO AMBIENTE. ELES FIZERAM UM TERRÁRIO, ONDE REPRODUZIRAM AS DIVERSAS CAMADAS DO SOLO E O LENÇOL FREÁTICO. ALI PLANTARAM ALGUNS FEIJÕES E ENTERRARAM UMA PILHA. DIARIAMENTE, ELES REGAM OS PÉS DE FEIJÃO E OBSERVAM AS TRANSFORMAÇÕES QUE ESTÃO OCORRENDO. “A PILHA JÁ SOLTOU UMA SUBSTÂNCIA AMARELADA QUE CONTAMINOU PARTE DO SOLO E O LENÇOL FREÁTICO, DEIXANDO A ÁGUA TAMBÉM AMARELA. PERCEBEMOS QUE O RESÍDUO TÓXICO ATINGIU ALGUMAS RAÍZES, AGORA VAMOS ACOMPANHAR QUAL O EFEITO DA PRESENÇA DESTA PILHA NOS PÉS DE FEIJÃO”, EXPLICA A PROFESSORA SILDEMARA BERNARDO.

NO COLÉGIO PENTÁGONO, NA UNIDADE ALPHAVILLE, TODA SEMANA, O PROFESSOR LABORATORISTA ROGÉRIO SANTANNA CONVERSA COM SEUS ALUNOS, DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. ALÉM DE PEDIR QUE ECONOMIZEM ÁGUA E FAÇAM COLETA SELETIVA, ELE TAMBÉM ALERTA SOBRE OS PERIGOS DE SE JOGAR PILHAS E BATERIAS USADAS NO LIXO COMUM. PARA OBSERVAREM OS RESÍDUOS TÓXICOS QUE PODEM CONTAMINAR O MEIO AMBIENTE, OS ALUNOS ENTERRARAM PILHAS EM UM COPO DESCARTÁVEL CHEIO DE TERRA E TAMBÉM NA ÁGUA. APÓS TRÊS MESES, ELAS JÁ ESTAVAM COMPLETAMENTE OXIDADAS. “ACREDITO QUE PARA CONSCIENTIZARMOS, TEMOS PRIMEIRO QUE SENSIBILIZAR E, PARA ISTO, FAÇO QUESTÃO DE MOSTRAR A ELES A REALIDADE, O PERIGO QUE TODOS CORREMOS SE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS COMO ESTAS ATINGEM O LENÇOL FREÁTICO, POR EXEMPLO”, COMENTA ROGÉRIO.

NO INÍCIO DO PRÓXIMO ANO, TERÁ INÍCIO A SEGUNDA PARTE DO PROJETO. O PROFESSOR PRETENDE FILMAR O QUE ACONTECE COM AS PILHAS DEPOIS QUE CHEGAM À COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. “QUERO VER SE REALMENTE AS PILHAS E BATERIAS RECEBEM UM TRATAMENTO ESPECIAL OU SE ACABAM INDO PARA O ATERRO SANITÁRIO, COMO UM LIXO COMUM”, EXPLICA ROGÉRIO. AS FILMAGENS FARÃO PARTE DE UM DOCUMENTÁRIO, QUE DEVERÁ CIRCULAR ENTRE AS ESCOLAS DE SÃO PAULO, ALERTANDO A TODOS SOBRE OS RISCOS QUE AS PILHAS OFERECEM AO MEIO AMBIENTE E AO HOMEM. UMA AMEAÇA GRAVE, MAS AINDA DE CONHECIMENTO DE POUCOS.

A RECICLAGEM É A SOLUÇÃO PARA PILHAS USADAS.

O QUE FAZER COM TANTA PILHA APÓS SEUS PERÍODOS DE USO?

SABEMOS QUE ESSES MATERIAIS SÃO PERIGOSOS PORQUE SÃO RICOS EM METAIS PESADOS, E QUANDO DESCARTADOS PODEM DEIXAR SEUS CONTEÚDOS EXPOSTOS AO MEIO AMBIENTE.

O PREJUÍZO NÃO É MOMENTÂNEO, ELE SE AGRAVA POR MUITOS ANOS, POIS METAIS PESADOS SÃO BIOCUMULATIVOS, OU SEJA, NÃO SÃO DEGRADADOS PELA NATUREZA. SIGA OS PASSOS ABAIXO E PREVINA UM MAL À HUMANIDADE:

NÃO DESCARTE PILHAS USADAS JUNTO COM O RESTANTE DO LIXO;

SEPARE AS PILHAS EM RECIPIENTES FECHADOS;

PROCURE O DEPÓSITO APROPRIADO PARA ESSE LIXO OU ENVIE AO FABRICANTE.

RECIPIENTE PRÓPRIO PARA PILHAS USADAS.

SE EM SUA CIDADE NÃO EXISTEM DEPÓSITOS COMO ESTE, ESCREVA PARA O PREFEITO, E SE FOR NECESSÁRIO PARA O DEPUTADO ESTADUAL, FEDERAL, ENFIM PARA ALGUÉM QUE POSSA EXIGIR A IMPLANTAÇÃO DESTE TIPO DE LIXO.

OUTRO PROCEDIMENTO QUE AJUDA A PREVENIR LIXO TÓXICO EM CASA: NA HORA DE COMPRAR BRINQUEDOS, EVITE OS MOVIDOS À PILHA.

POR LÍRIA ALVES

GRADUADA EM QUÍMICA - EQUIPE BRASIL ESCOLA

(texto extraído do site Portal Arco Íris)


Contacto

HELIANA CORREA PORTO BETH RINZETTI