SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA

SINAIS PARA IDENTIFICAR UM DERRAME (AVC)  

ASSIM COMO O ENFARTO, O DERRAME PRECISA SER SOCORRIDO COM URGÊNCIA. 

PORÉM, DIFERENTE DO ENFARTO, O DERRAME DÁ SINAIS QUE A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO CONHECE E, POR CAUSA DISSO, EM MUITOS CASOS MATA OU DEIXA SEQÜELAS GRAVES; CONSEQUÊNCIAS QUE NUM SOCORRO IMEDIATO, PODERIAM SER EVITADAS.

AGORA EXISTE UM 4º INDICADOR PARA OS DERRAMES CEREBRAIS: A LÍNGUA 

DERRAME: MEMORIZE AS TRÊS PRIMEIRAS LETRAS: S.T.R. 

DISSE UM NEUROLOGISTA QUE SE LEVAREM UMA VÍTIMA DE DERRAME DENTRO DAS PRIMEIRAS TRÊS HORAS AO HOSPITAL, OS EFEITOS PODEM SER REVERTIDOS TOTALMENTE. O SEGREDO É RECONHECER O DERRAME, DIAGNOSTICÁ-LO E RECEBER O TRATAMENTO MÉDICO CORRESPONDENTE A TEMPO. 

RECONHECENDO UM DERRAME: 

MUITAS VEZES, OS SINTOMAS DE UM DERRAME SÃO DIFÍCEIS DE IDENTIFICAR. A VÍTIMA DO DERRAME PODE SOFRER SEVERA CONSEQUÊNCIA CEREBRAL, QUANDO AS PESSOAS QUE O PRESENCIAM FALHAM EM RECONHECER OS SINTOMAS QUE O DENUNCIAM.

AGORA, OS MÉDICOS DIZEM QUE UMA TESTEMUNHA QUALQUER PODE RECONHECER UM DERRAME, FAZENDO COM QUE À VÍTIMA RESPONDA A ESTAS TRÊS SIMPLES QUESTÕES:

- S* (SMILE) PEÇA-LHE QUE SORRIA.

- T* (TALK) PEÇA-LHE QUE FALE OU APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES COM COERÊNCIA (EX: HOJE O DIA ESTÁ QUENTE).

R* (RISE YOUR ARMS) PEÇA-LHE QUE LEVANTE AMBOS OS BRAÇOS.

SE ELE OU ELA TÊM ALGUM PROBLEMA EM REALIZAR QUALQUER DESTAS TAREFAS, CHAME A EMERGÊNCIA IMEDIATAMENTE E DESCREVA-LHE OS SINTOMAS, OU VÃO RÁPIDO À CLÍNICA OU HOSPITAL.

OUTRO SINAL DE DERRAME É ESTE:

PEÇA À PESSOA QUE PONHA A LÍNGUA PARA FORA. SE A LÍNGUA ESTIVER TORCIDA E SAIR POR UM LADO OU POR OUTRO, É TAMBÉM SINAL DE DERRAME.

UM CARDIOLOGISTA DISSE QUE QUALQUER PESSOA QUE ESTIVER ATENTA A ESTES SINAIS, PODERÁ AJUDAR A SALVAR UMA VIDA.

(publicado na Estação Fraterna Francisco de Assis)


Contacto

HELIANA CORREA PORTO BETH RINZETTI