A CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO

A CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO

TOMEMOS O EXEMPLO DOS MÚSICOS DE UMA ORQUESTRA: VIOLINISTAS, FLAUTISTAS, CLARINETISTAS, OBOÍSTAS, ETC. CADA UM TEM A SUA PARTITURA DIANTE DE SI E CONCENTRA-SE NELA; PARA TOCAR, ELE NÃO É OBRIGADO A CONHECER A PARTITURA DOS OUTROS MÚSICOS. MAS, LÁ ADIANTE, EM FRENTE DA ORQUESTRA, EM CIMA DE UM ESTRADO, PARA FICAR BEM VISÍVEL POR TODOS, HÁ UM MAESTRO QUE CONHECE TODAS AS PARTITURAS E QUE ESTÁ ATENTO PARA QUE CADA MÚSICO SE FAÇA OUVIR NO MOMENTO PRETENDIDO E RESPEITE TAMBÉM O COMPASSO, OS TONS, ETC. SENÃO, SEJA QUAL FOR A BELEZA DAS FRASES MUSICAIS QUE CADA UM TOCA INDIVIDUALMENTE, NUNCA SERÁ UMA SINFONIA, MAS UMA CACOFONIA ASSUSTADORA.

ORA, O QUE É QUE SE PASSA NA VIDA?

POR TODA A PARTE ENCONTRAMOS PESSOAS COMPETENTES NA SUA PROFISSÃO - DIGAMOS QUE SABEM TOCAR A SUA PARTITURA - MAS QUE NÃO TÊM UMA VISÃO DE CONJUNTO. JÁ É BOM, EVIDENTEMENTE, QUE SEJAM BOAS NA SUA ESPECIALIDADE, MAS A IGNORÂNCIA DO CONJUNTO PROVOCA TODA A ESPÉCIE DE ANOMALIAS E DESORDENS. NA MEDIDA EM QUE SE LIMITAM ÀS IDÉIAS, AOS PONTOS DE VISTA QUE LHES SÃO INSPIRADOS PELA SUA POSIÇÃO INDIVIDUAL, ELAS NÃO PODEM COMPREENDER A TOTALIDADE DAS SITUAÇÕES, POIS NÃO POSSUEM O VERDADEIRO CONHECIMENTO.

NUMA CERTA MEDIDA, PODEMOS ACHAR QUE SÃO DESCULPÁVEIS, MAS, NA REALIDADE, NÃO O SÃO: DEVERIAM TRABALHAR PARA TORNAR-SE, TAMBÉM ELAS, MAESTROS, QUER DIZER, ELEVAR-SE ATÉ AO PONTO EM QUE PUDESSEM TER UMA VISÃO PRECISA DO CONJUNTO E, ASSIM, AGIR CORRETAMENTE EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE SE LHES APRESENTAM.

DIREIS: “SIM, MAS ESSE PONTO DE VISTA É O DE DEUS, DO CRIADOR.”

É VERDADE, MAS O QUE O HOMEM TEM A FAZER É TRABALHAR PARA SE APROXIMAR DO CRIADOR.

JESUS NÃO DISSE: “SEDE PERFEITOS COMO O VOSSO PAI CELESTE É PERFEITO?”

POR ISSO, UM VERDADEIRO DISCÍPULO DE JESUS COMPREENDE A NECESSIDADE DE TER ESTA VISÃO DE CONJUNTO, DE SE APROXIMAR DO PONTO DE VISTA DO CRIADOR.

TODOS OS QUE TÊM UMA RESPONSABILIDADE FAMILIAR, SOCIAL, PROFISSIONAL, POLÍTICA, DEVEM ESFORÇAR-SE PARA ENCONTRAR INTERIORMENTE ESTE PONTO DE VISTA ELEVADO, DE ONDE PODERÃO DOMINAR TODOS OS ASPECTOS DOS PROBLEMAS QUE TÊM QUE RESOLVER. ASSIM, TOMARÃO AS DECISÕES MAIS JUSTAS PARA TODOS.

DIREIS: “MAS NÃO HÁ A CERTEZA DE QUE ESTAS DECISÕES JUSTAS SEJAM ACEITES; A MAIOR PARTE DAS PESSOAS SÓ SE PREOCUPA EM DEFENDER OS SEUS INTERESSES EGOÍSTAS E NÃO É FÁCIL LEVÁ-LAS A RECONHECER OS INTERESSES DOS OUTROS”.

É VERDADE, MAS, MESMO QUE ALGUMAS DAS VOSSAS ANÁLISES E CONCLUSÕES ACERTADAS NÃO SEJAM ACEITES, ISSO NÃO É RAZÃO PARA ABANDONARDES OS VOSSOS ESFORÇOS. A PARTIR DO MOMENTO EM QUE CONSEGUISTES ELEVAR-VOS ATÉ ESTE PONTO DE VISTA SUPERIOR, HAVERÁ OUTRAS OCASIÕES NA VIDA EM QUE AS FAREIS TRIUNFAR.

NENHUM DOS ESFORÇOS QUE SE FAZ PARA PROGREDIR NO CAMINHO DA LUCIDEZ E DO ALTRUÍSMO SE PERDE. E AINDA QUE OS OUTROS VOS APELIDEM DE SONHADORES, DE UTÓPICOS, DE ILUMINADOS, OU ATÉ DE "MALUCOS"- OS QUALIFICATIVOS NÃO FALTAM!-, SABENDO QUE ESTAIS A APROXIMAR-VOS DA VERDADE NÃO DEVEIS DESANIMAR.

OS VERDADEIROS INICIADOS, OS VERDADEIROS MESTRES ESPIRITUAIS, SÃO MAESTROS.

DIREIS VÓS: “MAS ELES ESTÃO SÓS, NÃO TÊM MÚSICOS PARA DIRIGIR!”

DESENGANAI-VOS! ELES TÊM NELES PRÓPRIOS UMA ORQUESTRA E DIRIGEM ESSA ORQUESTRA DIA E NOITE. SIM, TODOS OS SEUS ÓRGÃOS. TODAS AS SUAS CÉLULAS FORMAM UMA ORQUESTRA E CANTAM E TOCAM AS PARTITURAS QUE LHES SÃO APRESENTADAS. O CÉREBRO, O ESTÔMAGO, O CORAÇÃO, AS MÃOS, OS PÉS, OS OUVIDOS, OS OLHOS, A BOCA, ETC., CADA PARTE DO CORPO TEM A SUA ATIVIDADE GRAÇAS À QUAL CONTRIBUI PARA A HARMONIA DO ORGANISMO. SIM, MAS O BOM FUNCIONAMENTO NO PLANO FÍSICO NÃO É SUFICIENTE.

POR ISSO, UM INICIADO INTERROGA TODOS OS DIAS OS SEUS ÓRGÃOS. ELE PERGUNTA ÀS PERNAS: “AONDE É QUE ME LEVAIS?”; AOS BRAÇOS: “QUE AÇÕES ESTAIS A PREPARAR?”; À BOCA: “QUE PALAVRAS VAIS PRONUNCIAR?”; AOS OLHOS: “E VÓS, ONDE OLHAIS?”; E AO CÉREBRO: “EM QUE PENSAMENTOS TE CONCENTRAS?”... E ESFORÇA-SE POR ESTABELECER E MANTER A HARMONIA ENTRE TODOS.

E VÓS, SE QUEREIS MANIFESTAR-VOS COMO DISCÍPULOS INTELIGENTES, CONSCIENTES, DEVEIS TORNAR-VOS TAMBÉM BONS MAESTROS.

EM CADA DIA, VELAI NO SENTIDO DE QUE OS ÓRGÃOS DO VOSSO CORPO FÍSICO TRABALHEM HARMONIOSAMENTE PARA SE MANTEREM SAUDÁVEIS E PENSAI TAMBÉM EM ORIENTAR A SUA ATIVIDADE PARA UM PROPÓSITO SUPERIOR A FIM DE ELES NÃO PRODUZIREM DISSONÂNCIAS NO ORGANISMO CÓSMICO.

SEJA QUAL FOR O ASSUNTO QUE EU ABORDE, OUVIS-ME SEMPRE VOLTAR AO MESMO PENSAMENTO: COMO UTILIZAR TODOS OS ELEMENTOS QUE EXISTEM EM NÓS E À NOSSA VOLTA PARA PROGREDIR NO CAMINHO DA HARMONIA UNIVERSAL.

E POSSO DAR-VOS UMA OUTRA IMAGEM: A DE UM EDIFÍCIO CUJOS MATERIAIS AINDA ESTÃO AMONTOADOS DESORDENADAMENTE SEM SE SABER QUAL O SEU LUGAR EM RELAÇÃO UNS AOS OUTROS. PARA O CONHECER, É PRECISO TER O PLANO, QUER DIZER, SUBIR ATÉ ÀQUELE QUE CONCEBEU O EDIFÍCIO, O ARQUITETO, DEUS.

A CRIAÇÃO EXISTE, O EDIFÍCIO ESTÁ CONSTRUÍDO, A QUESTÃO QUE SE PÕE AO HOMEM É A DE SABER O QUE DEVE FAZER COM TUDO O QUE TEM À SUA DISPOSIÇÃO PARA PODER CONSTRUIR A SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, POIS O HOMEM FAZ PARTE DO EDIFÍCIO, MAS NÃO PERTENCE A ESTE CONJUNTO COMO SE FOSSE SOMENTE UMA PEDRA, UMA PLANTA OU UM ANIMAL.

ENQUANTO SER CONSCIENTE, PENSANTE, ELE TEM OUTRO PAPEL A DESEMPENHAR. NÃO LHE BASTA FAZER O INVENTÁRIO DO QUE EXISTE, ELE PRECISA CONHECER TODOS OS MATERIAIS E DE APRENDER A UTILIZÁ-LOS PARA EDIFICAR A SUA PRÓPRIA VIDA PARTICIPANDO NA EDIFICAÇÃO DA VIDA COLETIVA.

SIM, MAIS CEDO OU MAIS TARDE, CADA UM SERÁ OBRIGADO A FAZER ESTE TRABALHO, A PARTICIPAR NA CONSTRUÇÃO DESTE EDIFÍCIO: A VIDA COLETIVA, A VIDA UNIVERSAL.

TODAS AS NOSSAS ATIVIDADES DEVEM CONVERGIR PARA A VIDA UNIVERSAL.

QUANDO LEVAMOS UMA VIDA INDIVIDUALISTA, EGOÍSTA, SEPARADA DO TODO, É COMO SE NOS LIMITÁSSEMOS A AMONTOAR OS MATERIAIS, SEM SERMOS CAPAZES DE FAZER DELES O QUER QUE SEJA.

INFELIZMENTE, É O CASO DA MAIORIA DOS HUMANOS; LIMITAM-SE A AMONTOAR MATERIAIS E DEPOIS FICAM DESMORONADOS DEBAIXO DELES. É PRECISO QUE ELES SE DECIDAM A FAZER ALGUMA COISA COM ESSES MATERIAIS!

MAS ANTES TÊM QUE APRENDER A CONHECER O PLANO DESSE ARQUITETO QUE É O PRÓPRIO DEUS. AO PROCURAR CONHECER O PLANO DO CRIADOR, SERÃO OBRIGADOS A IDENTIFICAR-SE COM ELE E ASSIM, POUCO A POUCO, ENCONTRARÃO INTERIORMENTE AQUELA PARTE DELES PRÓPRIOS PELA QUAL SÃO SEMELHANTES A DEUS.

ENTÃO, DE AGORA EM DIANTE, NÃO FIQUEIS ESPANTADOS POR CONSTATAR QUE, QUALQUER QUE SEJA O MEU PONTO DE PARTIDA, O PONTO DE CHEGADA É SEMPRE O MESMO. EU DEVO RECORDAR-VOS INCANSAVELMENTE O FIM A ALCANÇAR: CONSTRUIR O EDIFÍCIO.

ENQUANTO VOS LIMITARDES A ACUMULAR CONHECIMENTOS, INFORMAÇÕES SOBRE TODA A ESPÉCIE DE ASSUNTOS, TALVEZ POSSAIS ESTAR ORGULHOSOS DE TER UMA "BOA BAGAGEM INTELECTUAL", COMO SE DIZ, MAS ISSO NÃO É O QUE VOS PERMITIRÁ EVOLUIR E CONTRIBUIR PARA A EVOLUÇÃO DE TODA A HUMANIDADE, AO PASSO QUE, COM O ENSINAMENTO DOS INICIADOS, MESMO COM POUQUÍSSIMOS CONHECIMENTOS, IREIS MUITO LONGE.

SE CONSERVARDES SEMPRE NA VOSSA MENTE ESTA IDÉIA DO EDIFÍCIO A CONSTRUIR - O EDIFÍCIO INTERIOR E O EDIFÍCIO COLETIVO -, ELA VIVIFICAR-VOS-Á, ILUMINAR-VOS-Á, RESSUSCITAR-VOS-Á, SALVAR-VOS-Á.

AGORA, EVIDENTEMENTE, SE FORDES CAPAZES DE NUNCA PERDER A ORIENTAÇÃO CORRETA E AO MESMO TEMPO TORNAR-VOS UM POÇO DE SABEDORIA, ENTÃO AVANÇAI. MAS, SE PERDERDES DE VISTA A VOSSA MISSÃO - A CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO -, MESMO QUE SEJAIS CONSIDERADOS UMA SUMIDADE PELOS HUMANOS, O CÉU VERÁ SOMENTE QUE ATRAVANCASTES A VOSSA ALMA E O VOSSO ESPÍRITO COM UMA QUANTIDADE DE OBJETOS INÚTEIS.

O QUE QUER QUE FAÇAIS OU PENSEIS, TUDO DEVE ENCONTRAR O SEU LUGAR NA HARMONIA DA VIDA UNIVERSAL.

EIS O QUE EU FAÇO DIANTE DE VÓS DESDE SEMPRE: INSISTO NA HARMONIA.

QUALQUER QUE SEJA O PORMENOR DA VIDA SOBRE O QUAL EU ME DEBRUÇO, CHEGO SEMPRE À MESMA CONCLUSÃO. TALVEZ VOS LASTIMEIS: “OH! É ABORRECIDO, É SEMPRE A MESMA COISA!”... MAS, NÃO PODE HAVER OUTRA COISA. FICAI SABENDO QUE ESSA NECESSIDADE QUE TENDES DE VOS DISPERSAR É UMA ARMADILHA. A REALIDADE É FEITA DE UMA INFINIDADE DE DIFERENTES PORMENORES E É ATRATIVA, EVIDENTEMENTE, MAS A RAZÃO DE SER DE TODOS ESSES PORMENORES É PARTICIPAR NUMA MESMA CONSTRUÇÃO, ENTRAR NO MESMO PROJETO CÓSMICO. É TAMBÉM O QUE JESUS QUERIA EXPRIMIR QUANDO DIZIA: “SEDE PERFEITOS COMO O VOSSO PAI CELESTE É PERFEITO”.

TORNAR-SE PERFEITO É RESTABELECER A ORDEM ENTRE TODOS OS ELEMENTOS DISPERSOS.

EVIDENTEMENTE, AINDA HAVERIA MUITAS COISAS A DIZER SOBRE ESTA NOÇÃO DE PERFEIÇÃO.

TOMEMOS O EXEMPLO DOS ANIMAIS.

DIZ-SE QUE OS ANIMAIS SÃO PERFEITOS. SIM, ENQUANTO ANIMAIS, TAL COMO SÃO, AO SEU NÍVEL DE ANIMAIS, SÃO PERFEITOS. APENAS COM ALGUNS DIAS DE VIDA, ANDAM, NADAM, CORREM E RAPIDAMENTE ATINGEM A MATURIDADE. AO PASSO QUE O HOMEM, QUANTOS ANOS SÃO PRECISOS PARA ELE ALCANÇAR O SEU PLENO DESENVOLVIMENTO!

EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, A COISA AINDA VAI MAIS OU MENOS, MAS O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL, ESSES, NUNCA MAIS ACABAM.

TOMEMOS UM OUTRO EXEMPLO.

QUANDO UMA CRIANÇA TEM QUE COMEÇAR A IR À ESCOLA, É DESEJÁVEL QUE SEJA "PERFEITA", ISTO É, QUE OS SEUS BRAÇOS, PERNAS, OLHOS, ORELHAS E CÉREBRO ESTEJAM EM ESTADO DE FUNCIONAR CORRETAMENTE. SE ELA TIVER ALGUMA DEFICIÊNCIA, FÍSICA OU MENTAL, TUDO SERÁ MUITO MAIS DIFÍCIL PARA ELA; É PRECISO QUE TODOS OS SEUS ÓRGÃOS FÍSICOS E PSÍQUICOS ESTEJAM EM BOM ESTADO PARA ELA PODER PROGREDIR REALMENTE.

DA MESMA MANEIRA, PARA O HOMEM ALCANÇAR A PERFEIÇÃO DE QUE FALA A INICIAÇÃO, ISSO IMPLICA, EM PRIMEIRO LUGAR, QUE OS ÓRGÃOS DA VIDA PSÍQUICA E ESPIRITUAL ESTEJAM BEM DESENVOLVIDOS E EM BOM ESTADO DE FUNCIONAMENTO; SÓ NESTA CONDIÇÃO É QUE ELE PODE ENCAMINHAR-SE PARA A PERFEIÇÃO DE DEUS, QUE É ONISCIENTE, TODO AMOR E ONIPOTENTE.

ALGUNS DE VÓS ATINGIRAM O PRIMEIRO GRAU DE "PERFEIÇÃO" QUE LHES PERMITIRÁ, À CUSTA DE TRABALHO, EVOLUIR E ATINGIR, DEPOIS DE ENCARNAÇÕES E ENCARNAÇÕES, A PERFEIÇÃO DO PRÓPRIO DEUS.

NESSE MOMENTO, PODER-SE-Á DIZER QUE PARTICIPASTES VERDADEIRAMENTE NA CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO.

ORA AÍ ESTÁ: É PRECISO SER PERFEITO PARA SE TORNAR PERFEITO!

ESTÁ CLARO? COMPREENDEIS-ME?...

OMRAAM MIKHAËL AÏVANHOV

(trecho do livro ‘Em Espírito e Em Verdade’ Edições Prosveta)


Contacto

HELIANA CORREA PORTO BETH RINZETTI