PARA QUE O SALTO ACONTEÇA

19-07-2011 18:35

OSHO, POR QUE VOCÊ SEMPRE NOS DIZ PARA SERMOS FELIZES, SE, ANTES DA ILUMINAÇÃO, A PESSOA TEM DE CHEGAR A UM PICO DE DOR E ANGÚSTIA?

SE EU NÃO LHES DISSER PARA SEREM FELIZES, VOCÊS JAMAIS ALCANÇARÃO O PICO DA DOR E DA ANGÚSTIA. EU VOU LHES DIZENDO PARA SEREM FELIZES, E, QUANTO MAIS EU DIGO "SEJAM FELIZES", MAIS VOCÊS FICAM CIENTES DE SUA INFELICIDADE.

QUANTO MAIS VOCÊ ME OUVIR, MAIS DESCOBRIRÁ A ANGÚSTIA SURGINDO. ESTE É O ÚNICO MODO DE TORNÁ-LO INFELIZ — CONTINUAR CONSTANTEMENTE OBRIGANDO-O: SEJA FELIZ! -VOCÊ NÃO PODE SÊ-LO, ENTÃO SENTE A INFELICIDADE À SUA VOLTA.

MESMO O QUE VOCÊ SUPUNHA SER FELICIDADE - ATÉ AQUELES PONTOS DESAPARECEM E VOCÊ SE SENTIR ABSOLUTAMENTE SEM ESPERANÇA. ATÉ MESMO A FELICIDADE MOMENTÂNEA DESAPARECE E O DESERTO FICA COMPLETO. TODAS AS ESPERANÇAS E TODOS OS OÁSIS DESAPARECEM.

MAIS EIS ONDE O SALTO ACONTECE. QUANDO VOCÊ ESTÁ REALMENTE INFELIZ, TOTALMENTE INFELIZ — SEM NEM MESMO UM RAIO DE ESPERANÇA —, DE REPENTE VOCÊ ABANDONA TODA A INFELICIDADE. POR QUÊ? POR QUE ISSO ACONTECE?

ACONTECE PORQUE A INFELICIDADE NÃO ESTÁ AGARRADA A VOCÊ; VOCÊ É QUE ESTÁ AGARRADO À INFELICIDADE. UMA VEZ QUE SENTE A ANGÚSTIA TOTAL DISSO, VOCÊ ABANDONA TUDO — NÃO HÁ NINGUÉM PARA CARREGAR AQUILO PARA VOCÊ.

MAS VOCÊ JAMAIS SENTIU A INFELICIDADE TÃO INTENSAMENTE: ESTEVE SEMPRE MEIO MORNO. VOCÊ SENTE UM POUCO DE INFELICIDADE, MAS SEMPRE EXISTE UMA ESPERANÇA PARA O FUTURO: AMANHÃ VAI HAVER FELICIDADE — UM PEQUENO DESERTO, MAS O OÁSIS ESTÁ FICANDO MAIS PERTO. ATRAVÉS DA ESPERANÇA VOCÊ VAI INDO. ATRAVÉS DA ESPERANÇA, A INFELICIDADE PERMANECE.

TODO MEU ESFORÇO É PARA MATAR A ESPERANÇA, PARA DEIXÁ-LO EM TÃO TOTAL ESCURIDÃO QUE VOCÊ NÃO POSSA PERMITIR NENHUM SONHO NUNCA MAIS. UMA VEZ QUE ESSA INTENSIDADE CHEGUE A CEM GRAUS, VOCÊ EVAPORA.

ENTÃO, VOCÊ NÃO PODE CARREGÁ-LA NUNCA MAIS; DE REPENTE, SEJA QUAL FOR O NOME QUE VOCÊ LHE DÊ — INFELICIDADE, EGO, IGNORÂNCIA, QUALQUER NOME QUE QUEIRA DAR —, ELA CAI.

OSHO, em "PALAVRAS DE FOGO: REFLEXÕES SOBRE JESUS DE NAZARÉ".

 

www.palavrasdeosho.com

 

 

 

—————

Voltar