MEDITAÇÃO DO CIGARRO

14-10-2011 22:36

UM HOMEM VEIO A MIM. ELE SOFRIA DO VÍCIO DE FUMAR HÁ TRINTA ANOS; ELE ESTAVA DOENTE E OS MÉDICOS DISSERAM: "VOCÊ NUNCA FICARÁ BOM SE NÃO PARAR DE FUMAR." ELE ERA UM FUMANTE CRÔNICO E NÃO CONSEGUIA PARAR. MAS ELE TENTOU, TENTOU ARDUAMENTE E SOFREU MUITO TENTANDO. CONSEGUIA POR UM OU DOIS DIAS, MAS ENTÃO A NECESSIDADE DE FUMAR VINHA TÃO FORTE QUE SIMPLESMENTE O VENCIA. NOVAMENTE ELE CAÍA NO MESMO ESQUEMA.

POR CAUSA DISSO, ELE PERDEU TODA A AUTOCONFIANÇA; SABIA QUE NÃO PODIA FAZER NEM ESSA PEQUENA COISA: PARAR DE FUMAR. ELE SE DESVALORIZOU DIANTE DE SI MESMO; CONSIDERAVA-SE A PESSOA MAIS SEM VALOR DO MUNDO. NÃO TINHA MAIS RESPEITO POR SI MESMO. E ASSIM, ELE VEIO A MIM.

ELE DISSE: "O QUE POSSO FAZER? COMO POSSO PARAR DE FUMAR?"

EU LHE DISSE: "VOCÊ TEM QUE ENTENDER. AGORA, FUMAR NÃO É APENAS UMA QUESTÃO DE DECISÃO. É ALGO QUE JÁ ENTROU NO SEU MUNDO DE HÁBITOS; JÁ SE ENRAIZOU. TRINTA ANOS É UM LONGO TEMPO. ESSE HÁBITO TEM RAÍZES NO SEU CORPO, NA SUA QUÍMICA, ESPALHOU-SE EM VOCÊ. NÃO É MAIS APENAS UMA QUESTÃO DE DECIDIR COM A CABEÇA; SUA CABEÇA NÃO PODE FAZER NADA. ELA É IMPOTENTE; PODE COMEÇAR COISAS, MAS NÃO PODE PARÁ-LAS FACILMENTE. UMA VEZ QUE VOCÊ COMEÇOU E PRATICOU POR TANTO TEMPO, VOCÊ É UM GRANDE IOGUE - TRINTA ANOS DE PRÁTICA EM FUMAR! JÁ SE TORNOU AUTOMÁTICO; VOCÊ TEM QUE DESAUTOMATIZAR ISSO."

ELE PERGUNTOU: "O QUE VOCÊ QUER DIZER POR DESAUTOMATIZAR?"

É NISTO QUE CONSISTE TODA A MEDITAÇÃO: NA DESAUTOMATIZAÇÃO.

EU LHE DISSE: "FAÇA UMA COISA: ESQUEÇA TUDO SOBRE PARAR DE FUMAR. NÃO HÁ NECESSIDADE. POR TRINTA ANOS VOCÊ FUMOU E VIVEU; É CLARO QUE FOI UM SOFRIMENTO, MAS VOCÊ SE ACOSTUMOU A ELE TAMBÉM. E O QUE IMPORTA SE VOCÊ MORRER ALGUMAS HORAS ANTES DO QUE MORRERIA SEM FUMAR? O QUE VOCÊ VAI FAZER AQUI? O QUE VOCÊ FEZ? ENTÃO, QUAL A IMPORTÂNCIA EM MORRER NA SEGUNDA, NA TERÇA OU NO DOMINGO, NESTE OU NAQUELE ANO - QUE IMPORTA?"

ELE DISSE: "SIM, ISSO É VERDADE; NÃO IMPORTA".

ENTÃO EU DISSE: "ESQUEÇA TUDO SOBRE PARAR DE FUMAR; NÃO VAMOS PARAR ABSOLUTAMENTE. OU MELHOR, VAMOS COMPREENDER ISSO. ASSIM, DA PRÓXIMA VEZ, FAÇA DO FUMAR UMA MEDITAÇÃO".

ELE DISSE: "DO FUMAR UMA MEDITAÇÃO?"

EU DISSE: "SIM. SE AS PESSOAS ZEN PODEM FAZER DO BEBER CHÁ UMA MEDITAÇÃO, UMA CERIMÔNIA, POR QUE NÃO COM O CIGARRO? FUMAR TAMBÉM PODE SER UMA BELA MEDITAÇÃO".

ELE FICOU IMPRESSIONADO E DISSE: "O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO? MEDITAÇÃO? CONTE-ME - NEM POSSO ESPERAR!"

ENTÃO DEI A MEDITAÇÃO PARA ELE: "FAÇA UMA COISA. QUANDO PEGAR O MAÇO DE CIGARROS DO SEU BOLSO, PEGUE-O BEM LENTAMENTE. CURTA, NÃO HÁ PRESSA. FIQUE CONSCIENTE, ALERTA, ATENTO; PEGUE LENTAMENTE COM ATENÇÃO TOTAL. ENTÃO, TIRE UM CIGARRO DO MAÇO COM TODA A ATENÇÃO, LENTAMENTE, NÃO DA VELHA MANEIRA APRESSADA, INCONSCIENTE, MECÂNICA. DEPOIS, COMECE A BATER O CIGARRO NO MAÇO, ATENTAMENTE. ESCUTE O SOM, COMO FAZEM AS PESSOAS ZEN QUANDO O SAMOVAR COMEÇA A CANTAR E O CHÁ COMEÇA A FERVER... E O AROMA... ENTÃO CHEIRE O CIGARRO E SINTA SUA BELEZA..."

O HOMEM DISSE: "O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO? A BELEZA?"

"SIM, ELE É BELO. O TABACO É TÃO DIVINO QUANTO QUALQUER OUTRA COISA. CHEIRE-O; É O CHEIRO DE DEUS".

O HOMEM FICOU UM POUCO SURPRESO: "O QUE! VOCÊ ESTÁ BRINCANDO?"

"NÃO, NÃO ESTOU BRINCANDO. MESMO QUANDO BRINCO, NÃO BRINCO. SOU MUITO SÉRIO."

”ENTÃO, PONHA O CIGARRO NA BOCA, COM TODA A ATENÇÃO, E ACENDA-O. CURTA CADA ATO, CADA PEQUENO ATO E DIVIDA-O EM MUITOS PEQUENOS ATOS PARA QUE VOCÊ POSSA TORNAR-SE O MAIS ALERTA POSSÍVEL.

DÊ A PRIMEIRA TRAGADA: DEUS EM FORMA DE FUMAÇA. OS HINDUS DIZEM, "ANNAM BRAHM" - "COMIDA É DEUS". POR QUE NÃO A FUMAÇA? TUDO É DEUS. ENCHA PROFUNDAMENTE SEUS PULMÕES - ISTO É PRANAYAM. ESTOU LHE DANDO UMA NOVA IOGA PARA UM NOVO TEMPO! DEPOIS, SOLTE A FUMAÇA, RELAXE; DÊ OUTRA TRAGADA - E FAÇA TUDO BEM DEVAGAR...

SE VOCÊ PUDER FAZER ISSO. FICARÁ SURPRESO; LOGO VERÁ TODA A ESTUPIDEZ DISSO. NÃO PORQUE OS OUTROS ESTÃO LHE DIZENDO QUE É ESTÚPIDO, QUE É RUIM. VOCÊ O VERÁ; E NÃO APENAS INTELECTUALMENTE, MAS A PARTIR DE SEU SER TOTAL; SERÁ UMA VISÃO DA SUA TOTALIDADE. E ENTÃO, UM DIA, SE O VÍCIO DESAPARECER, DESAPARECEU; SE CONTINUAR, CONTINUOU. VOCÊ NÃO TEM QUE SE PREOCUPAR COM ISSO”.

DEPOIS DE TRÊS MESES, O HOMEM VOLTOU E DISSE: "ELE DESAPARECEU!"

"AGORA, EU DISSE, TENTE ISSO COM OUTRAS COISAS TAMBÉM".

ESTE É O SEGREDO, O SEGREDO: DESAUTOMATIZAR. ANDANDO, ANDE DEVAGAR, ATENTAMENTE. OLHANDO, OLHE CUIDADOSAMENTE E VOCÊ VERÁ QUE AS ÁRVORES ESTÃO MAIS VERDES DO QUE NUNCA E AS ROSAS ESTÃO MAIS ROSAS DO QUE NUNCA. ESCUTE! ALGUÉM ESTÁ FALANDO, SUSSURRANDO: OUÇA ATENTAMENTE. QUANDO VOCÊ FALAR, FALE ATENTAMENTE. DEIXE QUE TODA A SUA ATIVIDADE DE DESPERTAR TORNE-SE DESAUTOMATIZADA.

OSHO, em "THE ORANGE BOOK”

 http://www.palavrasdeosho.com/

—————

Voltar