MANTENHA A MENTE NO MEIO DA LÍNGUA

02-08-2011 16:56

COM A BOCA LIGEIRAMENTE ABERTA, MANTENHA A MENTE NO MEIO DA LÍNGUA. OU, QUANDO A RESPIRAÇÃO CHEGAR SILENCIOSAMENTE, SINTA O SOM.

ESSA TÉCNICA SE PREOCUPA EM FOCALIZAR A LÍNGUA, BEM NO MEIO DA LÍNGUA. COM A BOCA LIGEIRAMENTE ABERTA, COMO SE VOCÊ FOSSE FALAR. NÃO FECHADA, MAS LIGEIRAMENTE ABERTA COMO QUANDO VOCÊ VAI FALAR; NÃO COMO QUANDO VOCÊ ESTÁ FALANDO, MAS COMO QUANDO VOCÊ ESTÁ PARA FALAR.

ENTÃO MANTENHA A MENTE NO MEIO DA LÍNGUA.

 

VOCÊ IRÁ SENTIR UM SENTIMENTO MUITO ESTRANHO, PORQUE A LÍNGUA TEM UM CENTRO EXATAMENTE NO MEIO QUE CONTROLA SEUS PENSAMENTOS. SE VOCÊ SUBITAMENTE SE TORNA ATENTO E SE CONCENTRA NISSO, SEUS PENSAMENTOS IRÃO CESSAR. CONCENTRE-SE COMO SE TODA SUA MENTE ESTIVESSE NA LÍNGUA, BEM NO MEIO.


DEIXE A BOCA LIGEIRAMENTE ABERTA COMO SE VOCÊ FOSSE FALAR E ENTÃO FOCALIZE A MENTE COMO SE ELA NÃO ESTIVESSE NA CABEÇA. SINTA-A COMO SE ELA ESTIVESSE BEM NO MEIO DA LÍNGUA. A LÍNGUA POSSUI O CENTRO DA FALA E PENSAMENTO É FALA.


O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO QUANDO ESTÁ PENSANDO? FALANDO POR DENTRO. VOCÊ PODE PENSAR ALGUMA COISA SEM FALAR POR DENTRO? VOCÊ ESTÁ SÓ, VOCÊ NÃO ESTÁ FALANDO COM ALGUÉM, VOCÊ ESTÁ PENSANDO. O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO ENQUANTO PENSA? FALANDO POR DENTRO, FALANDO PARA SI MESMO. SUA LÍNGUA ESTÁ ENVOLVIDA.

DA PRÓXIMA VEZ, ENQUANTO ESTIVER PENSANDO, FIQUE ATENTO: SINTA A LÍNGUA. ELA ESTÁ VIBRANDO COMO SE VOCÊ ESTIVESSE FALANDO COM ALGUÉM MAIS. ENTÃO A SINTA NOVAMENTE, E VOCÊ PODE SENTIR QUE AS VIBRAÇÕES ESTÃO CONCENTRADAS BEM NO MEIO. ELAS SURGEM DO MEIO E ENTÃO SE ESPALHAM POR TODA A LÍNGUA. PENSAR É FALAR POR DENTRO. SE VOCÊ PUDER TRAZER TODA SUA CONSCIÊNCIA, SUA MENTE, PARA O CENTRO DA LÍNGUA, O PENSAR CESSA.

PORTANTO, AQUELES QUE PRATICAM O SILÊNCIO, ELES ESTÃO SIMPLESMENTE PRATICANDO NÃO FALAR. SE VOCÊ PARAR DE FALAR EXTERIORMENTE, ENTÃO VOCÊ FICARÁ PROFUNDAMENTE ATENTO DA FALA INTERIOR. E SE VOCÊ PERMANECER COMPLETAMENTE SILENCIOSO POR UM OU DOIS MESES OU POR UM ANO, SEM FALAR, VOCÊ  IRÁ SENTIR SUA LÍNGUA VIBRAR VIOLENTAMENTE. 

VOCÊ NÃO ESTÁ SENTINDO ISSO PORQUE VOCÊ CONTINUA FALANDO E AS VIBRAÇÕES ESTÃO SENDO LIBERADAS. MAS MESMO AGORA, SE VOCÊ PARAR E SE TORNAR CÔNSCIO ENQUANTO PENSA, VOCÊ  IRÁ SENTIR SUA LÍNGUA VIBRANDO UM POUCO.

PARE SUA LÍNGUA COMPLETAMENTE E ENTÃO TENTE PENSAR, VOCÊ NÃO PODE PENSAR.
PARE SUA LÍNGUA COMPLETAMENTE COMO SE ELA ESTIVESSE CONGELADA; NÃO DEIXE QUE ELA SE MOVA. ENTÃO VOCÊ NÃO PODE PENSAR. O CENTRO ESTÁ BEM NO MEIO, PORTANTO TRAGA SUA MENTE PARA LÁ.

COM A BOCA LIGEIRAMENTE ABERTA, MANTENHA A MENTE NO MEIO DA LÍNGUA.OU, QUANDO A RESPIRAÇÃO CHEGAR SILENCIOSAMENTE, SINTA O SOM.

ESTA É A SEGUNDA TÉCNICA. É BEM SIMILAROU, QUANDO A RESPIRAÇÃO CHEGAR SILENCIOSAMENTE DENTR, O SINTA O SOM.

COM A PRIMEIRA TÉCNICA SEU PENSAR IRÁ PARAR, VOCÊ IRÁ SENTIR UMA SOLIDEZ POR DENTRO, COMO SE VOCÊ TIVESSE SE TORNADO SÓLIDO. QUANDO NÃO HÁ PENSAMENTOS, VOCÊ SE TORNA IMÓVEL, OS PENSAMENTOS SÃO O MOVIMENTO INTERIOR. E QUANDO OS PENSAMENTOS NÃO ESTÃO LÁ E VOCÊ FICA IMÓVEL, VOCÊ SE TORNA PARTE DO ETERNO, O QUAL APENAS APARENTA MOVER-SE, MAS QUE É IMÓVEL, PERMANECE IMOBILIZADO.

NO ESTADO SEM PENSAMENTOS VOCÊ SE TORNA PARTE DO ETERNO, O IMOBILIZADO.
COM PENSAMENTOS VOCÊ É PARTE DO MOVIMENTO, PORQUE A NATUREZA É
MOVIMENTO. O MUNDO É MOVIMENTO, EIS PORQUE NÓS O CHAMAMOS DE SANSAR, A
RODA; ELA ESTÁ SE MOVENDO E MOVENDO E MOVENDO. O MUNDO É MOVIMENTO E O OCULTO, O SUPREMO, ESTÁ IMOBILIZADO, SEM MOVIMENTO, IMÓVEL.

É COMO UMA RODA QUE ESTÁ SE MOVENDO, MAS UMA RODA ESTÁ SE MOVENDO SOBRE ALGO QUE NUNCA SE MOVE. UMA RODA PODE SE MOVIMENTAR SOMENTE PORQUE NO CENTRO EXISTE ALGO QUE NUNCA SE MOVE, QUE PERMANECE IMOBILIZADO. O MUNDO SE MOVIMENTA E O TRANSCENDENTAL PERMANECE IMOBILIZADO.

SE SEUS PENSAMENTOS CESSAM, SUBITAMENTE VOCÊ SAI DESSE MUNDO PARA O OUTRO. COM O MOVIMENTO PARADO INTERNAMENTE, VOCÊ SE TORNA PARTE DO ETERNO, O QUAL NUNCA MUDA.

OU, QUANDO A RESPIRAÇÃO CHEGAR SILENCIOSAMENTE DENTRO, SINTA O SOM "HH".

ABRA SUA BOCA LIGEIRAMENTE, COMO SE VOCÊ FOSSE FALAR. ENTÃO INALE E FIQUE ATENTO QUANTO AO SOM QUE É CRIADO PELA INALAÇÃO. É APENAS QUANDO VOCÊ ESTÁ EXALANDO OU INALANDO. NÃO É PARA VOCÊ FAZER O SOM, VOCÊ TEM APENAS QUE SENTIR A RESPIRAÇÃO CHEGANDO SOBRE SUA LÍNGUA. ISSO É MUITO SILENCIOSO. VOCÊ IRÁ SENTIR QUE ISSO SERÁ MUITO SILENCIOSO, MUITO LEVEMENTE AUDÍVEL. 

VOCÊ PRECISA ESTAR MUITO ALERTA PARA FICAR CÔNSCIO DISSO. MAS NÃO TENTE CRIÁ-LO. SE VOCÊ CRIÁ-LO, VOCÊ TERÁ PERDIDO O PONTO. SEU SOM CRIADO NÃO SERÁ DE NENHUMA AJUDA, É O SOM NATURAL QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ INALA OU EXALA.

MAS A TÉCNICA DIZ ENQUANTO ESTIVER INALANDO, NÃO EXALANDO; PORQUE ENQUANTO ESTIVER EXALANDO VOCÊ IRÁ SAIR, E COM O SOM VOCÊ IRÁ SAIR, ENQUANTO QUE O ESFORÇO É IR PARA DENTRO. PORTANTO, ENQUANTO ESTIVER INALANDO, ESCUTE O SOM. CONTINUE INALANDO E PROSSIGA SENTINDO O SOM. MAIS CEDO OU MAIS TARDE VOCÊ IRÁ SENTIR QUE O SOM NÃO ESTÁ SENDO CRIADO APENAS NA 
LÍNGUA, ELE TAMBÉM ESTÁ SENDO CRIADO NA GARGANTA. MAS ENTÃO ELE É MUITO, MUITO INAUDÍVEL. COM UMA ATENÇÃO MUITO PROFUNDA VOCÊ PODE SE TORNAR CÔNSCIO DELE.

COMECE A PARTIR DA LÍNGUA, ENTÃO POUCO A POUCO FIQUE ALERTA, CONTINUE SENTINDO-O. VOCÊ IRÁ ESCUTÁ-LO NA GARGANTA, DAÍ, VOCÊ COMEÇARÁ A OUVI-LO NO CORAÇÃO. E QUANDO ELE ALCANÇA O CORAÇÃO, VOCÊ FOI ALÉM DA MENTE.

TODAS ESSAS TÉCNICAS SÃO SOMENTE PARA LHE FORNECER UMA PONTE DE ONDE VOCÊ POSSA SE MOVER DO PENSAMENTO PARA O NÃO-PENSAMENTO, DA MENTE PARA A NÃO-MENTE, DA SUPERFÍCIE PARA O CENTRO.

OSHO, EM "THE BOOK OF SECRETS"

(fonte: Meditação da Semana em www.osho.com)

 

—————

Voltar