LEMBRE-SE DE SUA RESPIRAÇÃO

02-08-2011 16:53

SE VOCÊ PUDER SE TORNAR UM MESTRE DA SUA RESPIRAÇÃO VOCÊ SE TORNA MESTRE DE SUAS EMOÇÕES... O INCONSCIENTE PROSSEGUE MUDANDO SEU RITMO DE RESPIRAR, PORTANTO, SE VOCÊ SE TORNA CÔNSCIO DESSE RITMO E SUAS CONSTANTES MUDANÇAS, VOCÊ PODE FICAR CÔNSCIO DAS SUAS RAÍZES INCONSCIENTES, DO QUE O INCONSCIENTE ESTÁ FAZENDO.

A) RESPIRE PROFUNDAMENTE O DIA TODO, NÃO FORÇADO, MAS DEVAGAR E BEM FUNDO, TODA VEZ QUE VOCÊ LEMBRAR E SINTA-SE RELAXADO, NÃO TENSO.

B) VIGIE SUA RESPIRAÇÃO, OBSERVE-A. QUANDO A RESPIRAÇÃO SAI, VÁ COM ELA, QUANDO ELA ENTRAR, MOVA-SE COM ELA. SE VOCÊ PUDER OBSERVAR SUA RESPIRAÇÃO, ELA SE TORNARÁ PROFUNDA, SILENCIOSA, RÍTMICA. SEGUINDO A RESPIRAÇÃO VOCÊ SE TORNA MUITO DIFERENTE, PORQUE ESSA CONSCIENTIZAÇÃO CONSTANTE DA RESPIRAÇÃO IRÁ LHE DESPRENDER DE SUA MENTE. A ENERGIA QUE NORMALMENTE SE MOVE PARA O PENSAR, SE MOVERÁ PARA A OBSERVAÇÃO. ESSA É A ALQUIMIA DA MEDITAÇÃO — MUDAR A ENERGIA QUE SE MOVE DO PENSAR PARA A OBSERVAÇÃO... COMO NÃO SER UM PENSADOR, MAS UMA TESTEMUNHA. MAS SEJA BRINCALHÃO AO OBSERVAR SUA RESPIRAÇÃO, NÃO FAÇA DISSO UM TRABALHO.

C) USE SUA RESPIRAÇÃO COMO UMA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIDA E DA MORTE SIMULTANEAMENTE. QUANDO A RESPIRAÇÃO SAI, ELA ESTÁ ASSOCIADA COM A MORTE; QUANDO ELA ENTRA, COM A VIDA. COM CADA EXPIRAÇÃO VOCÊ MORRE; COM CADA INSPIRAÇÃO VOCÊ RENASCE. VIDA E MORTE NÃO SÃO DUAS COISAS, SEPARADAS, DIVIDIDAS: ELAS SÃO UMA. E A CADA MOMENTO, AMBAS ESTÃO PRESENTES. PORTANTO LEMBRE-SE DISSO: QUANDO SUA RESPIRAÇÃO ESTÁ SAINDO, SINTA COMO SE VOCÊ ESTIVESSE MORRENDO. NÃO SE ASSUSTE. SE VOCÊ SE ASSUSTAR, A RESPIRAÇÃO SERÁ PERTURBADA. ACEITE ISSO: A EXPIRAÇÃO É MORTE. E A MORTE É BELA, É RELAXANTE.

OSHO, EM "THE NEW ALCHEMY"

(texto extraído do site Portal Arco Íris)

—————

Voltar