ENCONTRE O GUIA INTERIOR

08-04-2011 19:18

VOCÊ TEM UM GUIA DENTRO DE SI, MAS NÃO O USA. E NÃO O TEM USADO POR TANTO TEMPO, POR TANTAS VIDAS, QUE PODE NEM SABER MAIS QUE EXISTE UM GUIA DENTRO DE VOCÊ.
EU ESTAVA LENDO UM LIVRO DE CASTAÑEDA. O MESTRE DELE, DON JUAN, LHE DEU UMA BELA EXPERIÊNCIA PARA FAZER. É UMA DAS EXPERIÊNCIAS MAIS ANTIGAS. NUMA NOITE ESCURA, NUMA ESTRADINHA MUITO ESCARPADA, PERIGOSA, EM TOTAL ESCURIDÃO, O MESTRE DE CASTAÑEDA DISSE:

— VOCÊ SIMPLESMENTE ACREDITA NO GUIA INTERIOR  E COMEÇA A CORRER.

ERA PERIGOSO. ERA UMA ESTRADINHA À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO, DESCONHECIDA PARA ELE, COM ÁRVORES, ARBUSTOS, ABISMOS. ELE PODERIA CAIR A QUALQUER MOMENTO. MESMO DE DIA, SERIA PRECISO TOMAR MUITO CUIDADO PARA ANDAR POR ALI, E À NOITE ESTAVA TUDO ESCURO. ELE NÃO CONSEGUIA VER NADA E SEU MESTRE DIZIA:

— NÃO ANDE, CORRA!

ELE NÃO CONSEGUIA ACREDITAR! ERA SIMPLESMENTE SUICÍDIO. ELE FICOU APAVORADO, MAS O MESTRE CORRIA. ELE CORRIA COMO UM ANIMAL SELVAGEM, E VOLTOU CORRENDO. E CASTAÑEDA NÃO ENTENDIA COMO ELE FAZIA AQUILO. NÃO SÓ ELE CORRIA NO ESCURO, MAS A CADA VEZ ELE VINHA CORRENDO DIRETAMENTE NA DIREÇÃO DELE, COMO SE CONSEGUISSE ENXERGAR. ENTÃO, POUCO A POUCO, CASTAÑEDA CRIOU CORAGEM. SE AQUELE VELHO CONSEGUIA FAZER AQUILO, POR QUE ELE NÃO CONSEGUIRIA? ELE TENTOU E POUCO A POUCO SENTIU UM LUZ INTERIOR SURGIR. ENTÃO COMEÇOU A CORRER.

VOCÊ APENAS É SEMPRE QUE PARA DE PENSAR! NO INSTANTE EM QUE PARA DE PENSAR, O INTERIOR SE MANIFESTA. SE VOCÊ NÃO PENSAR, ESTÁ TUDO BEM — É COMO SE ALGUM GUIA INTERIOR ESTIVESSE AGINDO. A SUA RAZÃO TEM ENGANADO VOCÊ. E O MAIOR ENGANO TEM SIDO O SEGUINTE: VOCÊ NÃO CONSEGUE ACREDITAR NO GUIA INTERIOR.

PRIMEIRO VOCÊ TEM DE CONVENCER A SUA RAZÃO. MESMO QUE O SEU GUIA INTERIOR DIGA: "VÁ EM FRENTE", VOCÊ TEM DE CONVENCER A RAZÃO E ENTÃO PERDE OPORTUNIDADES. PORQUE HÁ MOMENTOS... VOCÊ PODE APROVEITÁ-LOS OU PERDÊ-LOS.

O INTELECTO REQUER TEMPO, E ENQUANTO VOCÊ ESTÁ REFLETINDO, CONTEMPLANDO, PENSANDO, VOCÊ PERDE O MOMENTO. A VIDA NÃO ESPERA POR VOCÊ. É PRECISO VIVER IMEDIATAMENTE. É PRECISO SER REALMENTE UM GUERREIRO, COMO DIZEM NO ZEN, PORQUE QUANDO ESTÁ LUTANDO NO CAMPO COM A SUA ESPADA, VOCÊ NÃO PODE PENSAR. VOCÊ TEM DE SEGUIR SEM PENSAR.

OSHO, em "INTUIÇÃO: O SABER ALÉM DA LÓGICA"

(texto extraído do site Portal Arco Íris)

 

  

—————

Voltar