CONHECER-SE

19-07-2011 17:48

A ÚNICA COISA IMPOSSÍVEL NA VIDA É FUGIRMOS DE NÓS MESMOS. SOMOS A NOSSA VERDADEIRA, REAL E PERMANENTE COMPANHIA. ENTRETANTO, VIVEMOS MAIS FOCADOS NA REALIDADE DO MUNDO EXTERIOR DO QUE EM NOSSA PRÓPRIA INTERIORIDADE.

É INCRÍVEL COMO A MAIORIA DOS SERES HUMANOS É UM COMPLETO DESCONHECIDO PARA SI PRÓPRIO; VIVE DE ACORDO COM AS REGRAS E CRENÇAS QUE LHES FORAM IMPOSTAS E, DIFICILMENTE, PARA PARA REFLETIR SE AQUILO QUE PENSAM OU SENTEM FAZ, DE FATO, SENTIDO PARA ELAS.

A VIDA INCONSCIENTE CONSTITUI, DE CERTO MODO, UM REFÚGIO SEGURO PARA MUITOS, POIS, AINDA QUE A ANGÚSTIA E O SOFRIMENTO ESTEJAM PRESENTES, SENTEM-SE CONFORTÁVEIS EM SEU MUNDO JÁ CONHECIDO.

MERGULHAR FUNDO NA TAREFA DE CONHECER A SI MESMO É UM PROCESSO DOLOROSO, QUE POUCOS ESTÃO DISPOSTOS A ENCARAR. SOMENTE QUANDO A INSATISFAÇÃO ATINGE NÍVEIS INSUPORTÁVEIS É QUE SOMOS IMPELIDOS A SAIR DE NOSSA ZONA DE CONFORTO E IR EM BUSCA DE NOSSA VERDADE.

AINDA QUE A JORNADA SEJA CHEIA DE SUSTOS E RETROCESSOS, SEMPRE VALERÁ A PENA EMPREENDÊ-LA, POIS OS GANHOS CERTAMENTE SUPERARÃO TODA A LUTA. NO FINAL, DESCOBRIMOS SURPRESOS QUE AQUILO PELO QUAL ANSIÁVAMOS JÁ ESTAVA ALI, BEM AO NOSSO ALCANCE. ENTRETANTO, GASTAMOS UM TEMPO PRECIOSO NOS ESCONDENDO DE NOSSA PRÓPRIA INTERIORIDADE.

ADENTRAR NOSSOS PORÕES E ENCARAR AS SOMBRAS QUE ALI HABITAM, POR MAIS MEDO QUE NOS CAUSE, É O ÚNICO MEIO DE PODERMOS, FINALMENTE, DEIXAR FLORESCER A LUZ, E VIVER DE MODO PLENO A VERDADEIRA REALIDADE DE NOSSO SER.

PARANDO DE SE ESCONDER DE SI MESMO 

O HOMEM NASCE SOZINHO E MORRE SOZINHO, MAS, ENTRE ESSES DOIS PONTOS, ELE VIVE EM SOCIEDADE, ELE VIVE COM OS OUTROS. 

SOLIDÃO É SUA REALIDADE BÁSICA; A SOCIEDADE É SIMPLESMENTE ACIDENTAL. E A MENOS QUE O HOMEM POSSA VIVER SOZINHO, POSSA CONHECER SUA SOLIDÃO EM SUA TOTAL PROFUNDIDADE, ELE NÃO PODE SE FAMILIARIZAR CONSIGO MESMO. TUDO O QUE ACONTECE EM SOCIEDADE É APENAS EXTERNO: NÃO É VOCÊ, É APENAS SUAS RELAÇÕES COM OS OUTROS. VOCÊ PERMANECE DESCONHECIDO. PELO LADO DE FORA, VOCÊ NÃO PODE SER REVELADO. 

MAS NÓS VIVEMOS COM OS OUTROS. POR CAUSA DISSO, O AUTOCONHECIMENTO FICA COMPLETAMENTE ESQUECIDO. VOCÊ SABE ALGUMA COISA DE VOCÊ, MAS INDIRETAMENTE - É ALGO DITO A VOCÊ PELOS OUTROS. É ESTRANHO, ABSURDO, QUE OS OUTROS DEVAM LHE DIZER SOBRE VOCÊ. SEJA QUAL FOR A IDENTIDADE QUE VOCÊ CARREGUE, ELA É DADA A VOCÊ PELOS OUTROS; ELA NÃO É REAL, É UMA ROTULAÇÃO. 

...ESTA É A ANSIEDADE BÁSICA. VOCÊ EXISTE, MAS VOCÊ É UM DESCONHECIDO PARA SI MESMO. ESTA FALTA DE CONHECIMENTO DA PESSOA SOBRE ELA MESMA É A IGNORÂNCIA, E ESTA IGNORÂNCIA NÃO PODE SER DESTRUÍDA POR NENHUM CONHECIMENTO QUE OS OUTROS POSSAM LHE DAR. 

...A MENOS QUE VOCÊ CHEGUE ATÉ SI MESMO DIRETAMENTE, VOCÊ PERMANECERÁ NA IGNORÂNCIA. E A IGNORÂNCIA CRIA ANSIEDADE. VOCÊ NÃO TEM SOMENTE MEDO DOS OUTROS, VOCÊ TEM MEDO DE SI MESMO - PORQUE VOCÊ NÃO SABE QUEM VOCÊ É E O QUE ESTÁ ESCONDIDO DENTRO DE VOCÊ. O QUE SERÁ POSSÍVEL, O QUE IRROMPERÁ DE VOCÊ NO MOMENTO SEGUINTE, VOCÊ NÃO SABE. 

VOCÊ PERMANECE APREENSIVO E A VIDA SE TORNA UMA ANSIEDADE. HÁ MUITOS PROBLEMAS QUE CRIAM ANSIEDADE, MAS ESSES PROBLEMAS SÃO SECUNDÁRIOS. SE VOCÊ PENETRAR PROFUNDAMENTE, ENTÃO, CADA PROBLEMA NO FINAL REVELARÁ QUE A ANSIEDADE BÁSICA, A ANGÚSTIA BÁSICA, É QUE VOCÊ É IGNORANTE DE SI MESMO - DA FONTE DE ONDE VOCÊ VEM, DO FIM PARA O QUAL VOCÊ ESTÁ SE MOVENDO, DO SER QUE VOCÊ É EXATAMENTE AGORA. 

DAÍ, TODA RELIGIÃO DIZER PARA SE ENTRAR EM SOLITUDE, NA SOLIDÃO, DE MODO QUE VOCÊ POSSA POR UM TEMPO DEIXAR A SOCIEDADE E TUDO O QUE A SOCIEDADE LHE DEU, E SE ENCARAR DIRETAMENTE. 

...A SUPRESSÃO É A ENFERMIDADE. É UMA CARGA, UMA CARGA PESADA. VOCÊ GOSTARIA DE CONFESSAR A ALGUÉM; VOCÊ GOSTARIA DE DIZER, EXPRESSAR; VOCÊ QUERIA QUE ALGUÉM ACEITASSE VOCÊ TOTALMENTE. É ISSO O QUE SIGNIFICA AMOR - VOCÊ NÃO SERÁ REJEITADO. O QUE QUER QUE VOCÊ SEJA - BOM, MAU, SANTO, PECADOR - ALGUÉM ACEITARÁ SUA TOTALIDADE, NÃO REJEITARÁ NENHUMA PARTE SUA. 

EIS POR QUE O AMOR É A MAIOR FORÇA CURATIVA, ELE É A MAIS ANTIGA PSICANÁLISE. SEMPRE QUE VOCÊ AMA UMA PESSOA, VOCÊ ESTÁ ABERTO A ELA, E SÓ POR ESTAR ABERTO, SUAS PARTES CORTADAS, DIVIDIDAS SÃO RELIGADAS - VOCÊ SE TORNA UM. 

...COMO DESCOBRIR O ESSENCIAL? BUDA SAIU EM SILÊNCIO DURANTE SEIS ANOS. JESUS TAMBÉM FOI PARA O ERMO. SEUS SEGUIDORES, OS APÓSTOLOS, QUERIAM IR COM ELE. ELES O SEGUIRAM E A CERTO MOMENTO, NUM CERTO PONTO, ELE DISSE: "PAREM. VOCÊS NÃO DEVEM VIR COMIGO. AGORA, EU DEVO FICAR SOZINHO COM MEU DEUS". ELE ENTROU NO DESERTO. QUANDO ELE SAIU DE VOLTA, ELE ERA UM HOMEM TOTALMENTE DIFERENTE: ELE TINHA SE DEFRONTADO CONSIGO MESMO. 

A SOLIDÃO TORNA-SE O ESPELHO. A SOCIEDADE É O ENGANO. EIS POR QUE VOCÊ TEM MEDO DE FICAR SOZINHO - PORQUE VOCÊ TERÁ DE SE CONHECER NA SUA NUDEZ, NA SUA AUSÊNCIA DE ORNATOS. VOCÊ TEM MEDO. 

FICAR SOZINHO É DIFÍCIL. SEMPRE QUE VOCÊ ESTÁ SOZINHO, VOCÊ IMEDIATAMENTE COMEÇA A FAZER ALGUMA COISA, DE MODO A NÃO FICAR SOZINHO. VOCÊ PODE COMEÇAR A LER O JORNAL, OU TALVEZ VOCÊ LIGUE A TV, OU VOCÊ PODE IR A UM CLUBE PARA SE ENCONTRAR COM ALGUNS AMIGOS, OU TALVEZ VISITAR ALGUÉM DA FAMÍLIA - MAS VOCÊ TEM DE FAZER ALGO. POR QUÊ? PORQUE NO MOMENTO EM QUE VOCÊ ESTÁ SOZINHO SUA IDENTIDADE SE DERRETE, E TUDO QUE VOCÊ SABE SOBRE SI MESMO FICA FALSO E TUDO O QUE É REAL COMEÇA A VIR À TONA. 

TODAS AS RELIGIÕES DIZEM QUE O HOMEM TEM DE ENTRAR EM RETIRO PARA CONHECER A SI MESMO. A PESSOA NÃO PRECISA FICAR LÁ PARA SEMPRE, ISSO É INÚTIL; MAS A PESSOA TEM DE FICAR EM SOLITUDE POR UM TEMPO, POR UM PERÍODO. E A EXTENSÃO DO PERÍODO DEPENDERÁ DE CADA INDIVÍDUO. 

"A MENOS QUE VOCÊ CHEGUE AO PONTO ONDE VOCÊ POSSA DIZER 'AGORA CONHECI O ESSENCIAL', É IMPERATIVO FICAR SOZINHO".

OSHO, em “THE BOOK OF THE SECRETS”

(texto extraído do site Portal Arco Íris)



—————

Voltar