COM A MEDITAÇÃO VOCÊ APENAS É, E É PURO PRAZER!

11-05-2013 21:17

MEDITAÇÃO É AVENTURA, A MAIOR AVENTURA QUE A MENTE HUMANA PODE EMPREENDER. MEDITAÇÃO É SIMPLESMENTE SER, SEM FAZER NADA - NENHUMA AÇÃO, NENHUM PENSAMENTO, NENHUMA EMOÇÃO. VOCÊ APENAS É, E É PURO PRAZER.

DE ONDE VEM ESSE PROFUNDO PRAZER, QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ FAZENDO NADA? NÃO VEM DE LUGAR NENHUM, OU VEM DE TODA PARTE. ELE É NÃO-MOTIVADO, PORQUE A EXISTÊNCIA É FEITA DE UMA MATÉRIA CHAMADA ALEGRIA.

QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ FAZENDO ABSOLUTAMENTE NADA - CORPORALMENTE, MENTALMENTE, EM NENHUM NÍVEL - QUANDO TODA A ATIVIDADE CESSOU E VOCÊ SIMPLESMENTE É, APENAS SENDO, ISSO É MEDITAÇÃO. VOCÊ NÃO PODE FAZÊ-LA, VOCÊ NÃO PODE PRATICÁ-LA: VOCÊ TEM APENAS QUE COMPREENDÊ-LA.

SEMPRE QUE VOCÊ ENCONTRAR TEMPO PARA APENAS SER, ABANDONE TODO O FAZER. PENSAR TAMBÉM É UM FAZER, CONCENTRAÇÃO TAMBÉM É UM FAZER, CONTEMPLAÇÃO TAMBÉM É UM FAZER. MESMO QUE APENAS POR UM ÚNICO MOMENTO VOCÊ FIQUE SEM FAZER NADA, SIMPLESMENTE PERMANECENDO NO SEU CENTRO, TOTALMENTE RELAXADO - ISSO É MEDITAÇÃO.

E UMA VEZ QUE VOCÊ TENHA DESCOBERTO O JEITO, VOCÊ PODE PERMANECER NESSE ESTADO TANTO TEMPO QUANTO QUISER; FINALMENTE VOCÊ PODERÁ PERMANECER NESSE ESTADO DURANTE AS VINTE E QUATRO HORAS DO DIA.

UMA VEZ QUE VOCÊ SE TOMOU CONSCIENTE DE COMO SEU SER PODE PERMANECER IMPERTURBADO, ENTÃO, VAGAROSAMENTE, VOCÊ PODE COMEÇAR A FAZER COISAS, MANTENDO-SE ALERTA PARA QUE SEU SER NÃO SE AGITE. ESSA É A SEGUNDA PARTE DA MEDITAÇÃO - PRIMEIRO, APRENDER SIMPLESMENTE A SER, E ENTÃO APRENDER PEQUENAS AÇÕES: LIMPAR O CHÃO, TOMAR UM BANHO, MAS PERMANECENDO CENTRADO. ENTÃO VOCÊ PODERÁ FAZER COISAS MAIS COMPLICADAS.

POR EXEMPLO, EU ESTOU FALANDO COM VOCÊ, MAS A MINHA MEDITAÇÃO NÃO É PERTURBADA. EU POSSO CONTINUAR FALANDO, MAS LÁ NO MEU CENTRO NÃO HÁ NEM SEQUER UMA PEQUENA ONDULAÇÃO; ELE ESTÁ ABSOLUTAMENTE SILENCIOSO, COMPLETAMENTE SILENCIOSO.

ASSIM, A MEDITAÇÃO NÃO É CONTRA A AÇÃO. NÃO É QUE VOCÊ TENHA QUE ESCAPAR DA VIDA. ELA SIMPLESMENTE LHE ENSINA UMA NOVA MANEIRA DE VIDA: VOCÊ SE TORNA O CENTRO DO CICLONE.

A SUA VIDA CONTINUA, CONTINUA DE UMA MANEIRA MUITO MAIS INTENSA - COM MAIS ALEGRIA, COM MAIS CLARIDADE, MAIS VISÃO, MAIS CRIATIVIDADE - TODAVIA VOCÊ ESTÁ DISTANCIADO, APENAS UM OBSERVADOR NAS COLINAS, SIMPLESMENTE ASSISTINDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO AO SEU REDOR.

OSHO, em "Meditação - A Primeira e Última Liberdade"

—————

Voltar