COMO DESENVOLVER AS QUATRO HABILIDADES PRIMÁRIAS DA MEDITAÇÃO

 

COMO DESENVOLVER AS QUATRO HABILIDADES PRIMÁRIAS DA MEDITAÇÃO

Por Paul Cavel

EMANCIPAÇÃO OU LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO E SERVIDÃO É AFINAL O QUE O ESPÍRITO HUMANO ANSEIA. DO PONTO DE VISTA DO SEU ESPÍRITO, A ESCRAVIDÃO ABRANGE OS ANEXOS EM SUA VIDA, TAIS COMO SEXO, BENS MATERIAIS, DINHEIRO, PODER E TUDO O QUE ELES TRAZEM IMPEDINDO-O DE SER LIVRE. SERVIDÃO TEM A VER COM AS FORMAS COM QUE O SEU EGO (OU COLEÇÃO DE IDENTIDADES) E SEUS LAÇOS CÁRMICOS O PRENDEM A REALIDADE QUE VOCÊ EXPERIMENTA, LIMITANDO ASSIM O SEU CRESCIMENTO HUMANO. ENTÃO A PERGUNTA É: COMO VOCÊ PODE LIBERTAR O SEU ESPÍRITO E AO FAZÊ-LO, PERCEBER O SEU POTENCIAL HUMANO?

TORNAR O CORPO CONSCIENTE

NO TAOÍSMO, SE VOCÊ MEDITAR PARA A SUA SAÚDE, ALÍVIO DO ESTRESSE, METAS DE ALTO DESEMPENHO OU BUSCAS ESPIRITUAIS MAIS ELEVADAS, A VIAGEM SE TORNA SISTEMATICAMENTE PROGRESSIVA PARA TORNAR O CORPO CONSCIENTE. ESTE PROCESSO DE DESPERTAR DEVE SER DESENVOLVIDO EM UM GRAU RELATIVAMENTE ELEVADO, A FIM DE ENVOLVER O EQUILÍBRIO DA MEDITAÇÃO EM QUE É NECESSÁRIO MUITO MAIS ESTABILIDADE EMOCIONAL E MENTAL.

DURANTE TODOS OS MICRO PASSOS DO PROCESSO, QUATRO HABILIDADES PRIMÁRIAS FORMAM A BASE DE TODAS AS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO MAIS AVANÇADA, MESMO A TAOÍSTA OU QUALQUER OUTRA FORMA GENUÍNA DE MEDITAÇÃO. USANDO UMA ESTRATÉGIA PRAGMÁTICA, QUALQUER UM PODE APRENDER A MEDITAR, APRIMORAR, APERFEIÇOAR E AUMENTAR A EFICÁCIA DA SUA PRÁTICA ATUAL.

AS QUATRO HABILIDADES PRIMÁRIAS

OS QUATRO HABILIDADES PRIMÁRIAS QUE PERMITAM TODAS AS FORMAS DE MEDITAÇÃO SÃO:

PRESENÇA: A CAPACIDADE DE ESTAR NO AQUI E AGORA.

CONSCIÊNCIA: A CAPACIDADE DE ESTAR CONSCIENTE DO QUE É.

FOCO: A CAPACIDADE DE ORIENTAR E DIRIGIR A SUA CONSCIÊNCIA.

CONCENTRAÇÃO: A CAPACIDADE DE FICAR NO PONTO E, ASSIM, GERAR UM CONTINUUM DE CONSCIÊNCIA UNIFICADA (PELO MENOS ATÉ CERTO PONTO).

TORNANDO-SE PRESENTE

SUA CAPACIDADE DE USAR A MEDITAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA PARA CRIAR A MUDANÇA É REGIDA PELA QUALIDADE DE SUA PRÁTICA E A QUALIDADE É GOVERNADA POR SUA CAPACIDADE DE ESTAR PRESENTE. PRESENÇA É A ESTRUTURA SUBJACENTE QUE SUPORTA OS MÉTODOS MAIS ELEVADOS E MUITO MAIS SUTIS DE MEDITAÇÃO. QUANDO VOCÊ MEDITA POR UMA HORA, VOCÊ PODE REALMENTE ESTAR PRESENTE APENAS POR CINCO MINUTOS, TALVEZ MAIS, POSSIVELMENTE MENOS. APESAR DE TUDO O QUE ESTÁ PRESENTE NA MEDITAÇÃO E POR QUANTO TEMPO VOCÊ GOVERNA O POTENCIAL RESULTADO DO SEU ESFORÇO.

POR DEFINIÇÃO, O MESTRE AUTÊNTICO (UM DIREITO QUE SE TORNOU TOTALMENTE DEBATIDO E COMPLETAMENTE EXPLORADO NO OCIDENTE) É CAPAZ DE ESTAR CONTINUAMENTE PRESENTE E, PORTANTO, PODE MUITO PODEROSAMENTE AFETAR O ASSUNTO DE SUA ATENÇÃO. INICIANTES (QUE TODOS NÓS SOMOS, EM DIFERENTES GRAUS, ATÉ QUE NOS TORNEMOS MESTRES) FLUTUAM DENTRO E DE FORA DA CONSCIÊNCIA, CRIANDO UMA EXPERIÊNCIA DE ESCONDE-ESCONDE INTERMITENTE. SE COMPARARMOS ESTA FINALIZAÇÃO E A PRESENÇA EM DECLÍNIO COMO UM ACELERADOR DE UM AVIÃO NA PISTA, A AERONAVE NUNCA LEVANTARIA VOO PORQUE AS ROTAÇÕES DO MOTOR NÃO PRODUZIRIAM EMPUXO OU A VELOCIDADE NECESSÁRIA.

NA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO, CADA ETAPA DO SEU DESENVOLVIMENTO REQUER NÍVEIS CADA VEZ MAIS SUTIS DA PRESENÇA DE ENERGIA. VOCÊ COMEÇA A SE TORNAR PRESENTE PARA O SEU CORPO, MAS LOGO SE APROFUNDA NOS REINOS MENTAIS E EMOCIONAIS DENTRO DE SI MESMO. TUDO ISTO ESTÁ MUITO BEM, MAS DESPERTAR PARA OS DETRITOS EMOCIONAIS E MENTAIS INCRUSTADOS EM SEU CORPO PODE CRIAR UM PASSEIO DE MONTANHA-RUSSA PARA A MENTE, CAUSANDO DISSOCIAÇÃO AO OPOSTO DE ESTAR PRESENTE. NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE PODE SER UM DESAFIO PERMANECER PRESENTE QUANDO A MENTE ENCONTRA OS REINOS EMOCIONAIS E / OU MENTAIS, QUER DO PASSADO (POR EXEMPLO: MEMÓRIAS, TRAUMAS OU DE ANÁLISE), OU NO FUTURO (POR EXEMPLO: ESPERANÇAS, MEDOS OU PLANEJAMENTO).

QUANDO ESTAS ENERGIAS ARMAZENADAS NO CORPO SÃO CONTATADAS ELAS SÃO CARREGADAS ENERGETICAMENTE OU EMOCIONALMENTE, MUITAS VEZES OSCILAM NA MENTE COMO UM PÊNDULO ENTRE O PASSADO E O FUTURO. ENTÃO VOCÊ PRECISA DE UMA ÂNCORA, UM PONTO FOCAL NO QUAL CONCENTRAR SUA MENTE E PERMANECER NO MOMENTO PRESENTE “O SEU CORPO FÍSICO”. MANTER A MENTE FIRMEMENTE ENRAIZADA NO CORPO FÍSICO PERMITE A LIBERAÇÃO DE ENERGIAS EMOCIONAIS E MENTAIS QUE PERMANECERAM PRESAS NA CARNE, SEM A NECESSIDADE DE VIAJAR COM ELAS. É POR ISSO QUE A TRADIÇÃO DO USO DA ÁGUA PELOS TAOÍSTAS TÊM TANTO CRÉDITO PARA TRANSFORMAR O CORPO CONSCIENTE.

A CONSCIÊNCIA NASCE DA PRESENÇA. QUANDO SUA CAPACIDADE DE SE MANTER PRESENTE ESTIVER DESENVOLVIDA EM UM GRAU RAZOÁVEL, VOCÊ SE TORNA MAIS CONSCIENTE. A CONSCIÊNCIA DO QUE ESTÁ ACONTECENDO EM UM DETERMINADO MOMENTO PODE PARECER UMA FUNÇÃO MUITO BÁSICA DA MENTE, MAS MUITAS PESSOAS ESTÃO SE TORNANDO CADA VEZ MAIS DESCONECTADAS DO SEU CORPO, EMOÇÕES E ESTADO DE SER, A PONTO DE SER UMA EPIDEMIA. QUASE TUDO NA CULTURA OCIDENTAL MODERNA CRIA DISSOCIAÇÃO DO CORPO E OUTROS NÍVEIS DO NOSSO SER ATRAVÉS DE DROGAS (SEJA FARMACÊUTICA, JURÍDICA (LEIS/REGRAS) OU NARCÓTICA), TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, ENTRETENIMENTO, ALIMENTOS (SE É QUE VOCÊ PODE CHAMAR DE COMIDA O QUE ESTÁ DISPONÍVEL) E A MANEIRA IMPESSOAL DE INTERAGIR COM NOSSOS COMPANHEIROS SERES HUMANOS DIARIAMENTE.

A CONSCIÊNCIA DO QUE É DEFINE AS BASES PARA A MUDANÇA E CRIA O IMPULSO NECESSÁRIO PARA ENTRAR NOS REINOS ONDE REALMENTE RESOLVEMOS OS PROBLEMAS QUE ENCONTRAMOS. BASTA TENTAR FICAR CONSCIENTE ENQUANTO VOCÊ ESTÁ SE DISTRAINDO… SE VOCÊ NÃO ESTÁ CIENTE DE QUALQUER ESTADO PARTICULAR, VOCÊ NÃO PODE MUDAR ESSE ESTADO. É POR ISSO QUE A ACEITAÇÃO É UMA ETAPA IMPORTANTE EM TODOS OS PROGRAMAS DE CURA. POR EXEMPLO: ATÉ QUE ALGUÉM RECONHEÇA QUE É UM ALCOÓLATRA TORNANDO-SE CONSCIENTE DA REPETIÇÃO DO SEU COMPORTAMENTO PADRÃO, ELE POUCO VAI FAZER PARA MUDAR O “STATUS QUO.”

QUANDO VOCÊ CONCENTRA SUA MENTE EM QUALQUER PARTE DO CORPO, A ENERGIA E O SANGUE SÃO ATRAÍDOS PARA AQUELE LUGAR. A ENERGIA SEGUE A INTENÇÃO DA MENTE E O SANGUE SEGUE A ENERGIA. COM O AUMENTO DA ENERGIA E DO FLUXO DE SANGUE, O PONTO FOCAL É INUNDADO COM ENERGIA E NUTRIENTES DE SUPORTE À VIDA, QUE JUNTOS, MELHORAM AS SENSAÇÕES SENTIDAS NESSA ÁREA LOCALIZADA. COM ESTA CONSCIENTIZAÇÃO, PODEMOS SENTIR PROFUNDAMENTE AS SENSAÇÕES MAIS SUTIS NESTE ESPAÇO, NÃO SÓ A MAIS DENSA QUE ESTÁ SOB A SUPERFÍCIE.

SENTINDO QUE O SEU CORPO NÃO SÓ MUDA CONFORME VOCÊ SE CONCENTRA NELE, MAS PERMITE-LHE IR MAIS FUNDO EM SEU SER, ESPECIALMENTE NOS REINOS EMOCIONAIS E MENTAIS. DE LÁ, VOCÊ PODE COMEÇAR O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE SEUS ESTADOS EMOCIONAIS E MENTAIS. ESTA CONSCIÊNCIA É O QUE PERMITE QUE VOCÊ FINALMENTE POSSA DEIXAR IR TUDO O QUE É NEGATIVO OU QUE DIMINUI A VIDA. (É CLARO QUE ISSO NÃO DIZ NADA SE O PROCESSO VAI SER FÁCIL OU DIFÍCIL).

EXPANDINDO A SUA CONSCIÊNCIA

NOS ESTÁGIOS INICIAIS, SIMPLESMENTE RECONHECER O QUE É NEGATIVO OU PREJUDICIAL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO, TENDO A VONTADE DE DEIXAR IR SEJA O QUE FOR, PODE SER O SUFICIENTE PARA LHE ENVIAR AO CAMINHO QUE SE ALINHA COM OS SEUS DESEJOS E ASPIRAÇÕES MAIS PROFUNDAS.

DIRECIONANDO SEU FOCO

O FOCO ORIENTA A SUA PRESENÇA E CONSCIÊNCIA PARA UM DETERMINADO ASSUNTO DE SUA ESCOLHA. À MEDIDA QUE SUA MENTE SE TORNA CADA VEZ MAIS PRESENTE E CONSCIENTE ATRAVÉS DA PRÁTICA REGULAR E CONTÍNUA, A SUA CAPACIDADE DE SE CONCENTRAR TAMBÉM VAI MELHORAR. INICIALMENTE, VOCÊ DESENVOLVE O FOCO RÍGIDO OU LASER, ONDE GRAUS PROGRESSIVOS DE SUA MENTE SÃO REUNIDOS COMO EM UM CÓRREGO E PODEM ENTÃO SER APLICADOS PARA REMOVER OS BLOQUEIOS EM SEU CORPO.

VOCÊ PODE PENSAR EM RAIOS SOLARES SENDO REFINADOS EM UM FEIXE FINO POR UMA LUPA. O PRÓPRIO SOL NÃO É FORTE O SUFICIENTE PARA INFLAMAR A PALHA SECA, MAS ATRAVÉS DA LUPA VOCÊ PODE AMPLIFICAR A INTENSIDADE DO CALOR PARA O PONTO ESCOLHIDO.

A MENTE ESTÁ FLUTUANDO OU DESFOCADA, VOCÊ PERDERÁ QUALQUER OPORTUNIDADE PARA CRIAR UMA MUDANÇA; POR OUTRO LADO, QUANDO A SUA MENTE ESTÁ PRESENTE, CONSCIENTE E ORIENTADA, VOCÊ PODE CRIAR A MUDANÇA PRETENDIDA. COM O TEMPO E COM A PRÁTICA, O SEU FOCO PODE SE TRANSFORMAR DE UM TIPO RÍGIDO/LASER PARA UM TIPO SUAVE, RELAXANTE.

PARA FAZER A MUDANÇA COM UM ENFOQUE MAIS SUAVE, VOCÊ DEVE DESENVOLVER A SUA CAPACIDADE DE DIRECIONAR MAIS E MAIS A SUA MENTE PARA UM FLUXO DE CONSCIÊNCIA, E TORNAR-SE CONFORTÁVEL NESTE ESTADO FOCADO. À MEDIDA QUE VOCÊ RELAXAR NA EXPERIÊNCIA, VOCÊ PODE MAIS FACILMENTE MANTÊ-LO E FAZER A MENTE PARAR DE SEGMENTAR.

INICIALMENTE, TODO O SEU ESFORÇO É NECESSÁRIO PARA REUNIR A SUA MENTE E SE CONCENTRAR, MAS COM PERSISTÊNCIA DESCONTRAÍDA, EM BREVE VOCÊ PERCEBERÁ QUE PODE SUSTENTAR UMA MENTE FOCADA COM POUCO ESFORÇO E, FINALMENTE, SEM QUALQUER ESFORÇO.

CRIANDO UM FLUXO DE CONCENTRAÇÃO

A CONCENTRAÇÃO É O MEIO PELO QUAL O SEU FOCO PODE FICAR NO PONTO E SER CONTÍNUO. O GRAU EM QUE VOCÊ PODE SE CONCENTRAR, DETERMINA OS RESULTADOS QUE VOCÊ VAI OBTER ATRAVÉS DE SUA PRÁTICA DE MEDITAÇÃO OU EM QUALQUER EMPREENDIMENTO NA VIDA. A CONCENTRAÇÃO PELA FORÇA DE VONTADE SÓ PODE SER ALCANÇADA EM RAJADAS CURTAS, UMA VEZ QUE CRIA UMA TENSÃO QUE INEVITAVELMENTE PROVOCA ESTRESSE, ACABANDO POR QUEBRAR A CONCENTRAÇÃO.

PORTANTO, EM UMA ABORDAGEM MAIS SUAVE OS RESULTADOS SERÃO MELHORES. NO ENTANTO, SE O SEU FOCO NÃO ESTÁ SUFICIENTEMENTE DESENVOLVIDO, ENTÃO VOCÊ VAI FLUTUAR PARA DENTRO E PARA FORA. A FIM DE GERAR UM FLUXO DE CONCENTRAÇÃO CONTÍNUA (UMA DAS PRIMEIRAS DEFINIÇÕES DA MEDITAÇÃO), VOCÊ DEVE DESENVOLVER O FOCO:

O FOCO SURGE DA CONSCIÊNCIA.

A CONSCIÊNCIA SURGE A PARTIR DA PRESENÇA.

APRENDIZAGEM CÍCLICA

NO TAO, A ARTE DA APRENDIZAGEM OCORRE EM CICLOS, EM VEZ DE PROGRESSÃO LINEAR E COMO QUALQUER PRATICANTE SABE, O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PRÁTICAS MAIS SOFISTICADAS, É IMPULSIONADO PELO CURSO DE SEU CRESCIMENTO. VOCÊ NÃO PODE DESENVOLVER TOTAL E COMPLETAMENTE UM ASPECTO DA MEDITAÇÃO NO CORPO, MENTE OU ENERGIA, SEM TODAS AS OUTRAS HABILIDADES SEREM DESENVOLVIDAS EM CONJUNTO.

VOCÊ COMEÇA COM AS PRÁTICAS DE ESTAR PRESENTE E SEGUE TREINANDO ATÉ CERTO GRAU, NÃO AO PONTO DA PERFEIÇÃO (O QUE NÃO É POSSÍVEL DE QUALQUER FORMA), MAS ATÉ QUE VOCÊ POSSA IDENTIFICAR CLARAMENTE ALGUM NÍVEL DE PROGRESSO. ENTÃO, VOCÊ CONTINUA NO CICLO DA PRÁTICA DE SENSIBILIZAÇÃO JUNTO AO DESENVOLVIMENTO DO SEU FOCO E, FINALMENTE, DA SUA CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO. QUANDO VOCÊ REVER AS PRÁTICAS DE PRESENÇA, A SUA CAPACIDADE DE ESTAR CIENTE, ESTAR FOCADO E SE CONCENTRAR TAMBÉM TERÁ CRESCIDO, PODENDO AMPLIAR E APROFUNDAR SUA CAPACIDADE DE ESTAR CADA VEZ MAIS PRESENTE.

É IMPOSSÍVEL SEPARAR COMPLETAMENTE AS QUATRO HABILIDADES PRIMÁRIAS, UMA VEZ QUE ESTÃO INTRINSECAMENTE LIGADAS. ENTÃO, ATRAVÉS DO ENVOLVIMENTO OU PRESTANDO ATENÇÃO EM UMA, VOCÊ VAI DESENVOLVER AUTOMATICAMENTE TODAS AS OUTRAS, EM ALGUM GRAU.

NA MEDITAÇÃO TRADICIONAL DE LAO TZU, O PRATICANTE TRABALHA EM CÍRCULOS EM TORNO DO TEMPO, REPETIDAMENTE, LENTAMENTE, AFUNDANDO CADA VEZ MAIS NAS PROFUNDEZAS DE SUA MENTE E ESTANDO PRESENTE EM CADA REVOLUÇÃO. NO ENTANTO, A PROFUNDIDADE QUE VOCÊ VAI CONSEGUIR NÃO É REGIDA PELAS PRÁTICAS EM SI, MAS SIM PELA SUA PACIÊNCIA E RESISTÊNCIA DE TREINAR REGULARMENTE AO LONGO DO TEMPO.

Paul Cavel

Origem: wakingtimes

 


Contacto

HELIANA CORREA PORTO BETH RINZETTI