O PODER TERAPÊUTICO DO SOM

O PODER TERAPÊUTICO DO SOM

CÍMBALOS E TAMBORES, DIFERENTES TIPOS DE CANTOS, MANTRAS, MÚSICAS, INVOCAÇÕES E SIMPLES PALAVRAS TÊM UMA FORÇA INIMAGINÁVEL QUE TRABALHA SECRETAMENTE PELA HARMONIA DA CASA.

"O SOM, QUANDO BEM UTILIZADO, TEM UM PODER PURIFICADOR, PROFUNDAMENTE BENÉFICO PARA NOSSO CORPO E NOSSA MENTE.", AFIRMA MIRNA GRZICH.

"DEVEMOS NOS ACOSTUMAR A BANHAR A NOSSA CASA COM MÚSICA, REFRESCÁ-LA COM SONS AGRADÁVEIS, PURIFICÁ-LA USANDO INSTRUMENTOS ESPECÍFICOS. O SOM ATRAI BOAS ENERGIAS", DIZ MIRNA GRZICH, JORNALISTA RESPONSÁVEL PELA INTRODUÇÃO DA MÚSICA NEW AGE NO BRASIL E ESTUDIOSA DO ASSUNTO.

O SENTIDO AGREGADOR OU DESAGREGADOR DO SOM E SUA INFLUÊNCIA NO CORPO E NOS NOSSOS ESTADOS PSICOLÓGICOS ESTÃO SENDO HOJE ESTUDADOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS. ELE INFLUENCIARIA A PRESSÃO ARTERIAL, A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, A RESPIRAÇÃO, AS ONDAS CEREBRAIS E O COMPORTAMENTO DAS MOLÉCULAS.

MESMO QUANDO NÃO PERCEPTÍVEIS POR NÓS, AS ONDAS SONORAS CONTINUARIAM AGINDO NO AMBIENTE. ANIMAIS COMO GOLFINHOS E BALEIAS, POR EXEMPLO, SÃO CAPAZES DE EMITIR E OUVIR SONS NÃO REGISTRADOS PELO OUVIDO HUMANO, SENSÍVEL APENAS A UM DETERMINADO ESPECTRO. ASSIM, MUITAS VEZES PODERÍAMOS FICAR IRRITADOS ATÉ POR SONS NÃO AUDÍVEIS, MUITO COMUNS EM GRANDES CIDADES.

AS ONDAS SONORAS SÃO VIBRAÇÕES E ELAS PODEM SER SENTIDAS PELO CORPO. PARA COMPENSAR O EFEITO NEGATIVO DO SOM E BENEFICIAR-SE DO POSITIVO, MIRNA GRZICH ACONSELHA O USO DE MANTRAS, ORAÇÕES EM VOZ ALTA, SINOS E CÍMBALOS, CANTOS E MÚSICAS. "O SOM, QUANDO BEM UTILIZADO, TEM UM PODER PURIFICADOR, PROFUNDAMENTE BENÉFICO PARA NOSSO CORPO E NOSSA MENTE."

AS QUALIDADES TERAPÊUTICAS E PURIFICADORAS DO SOM FORAM MUITO UTILIZADAS POR ANTIGAS CIVILIZAÇÕES. ATÉ HOJE, A MEDICINA CHINESA, A INDIANA (AYURVÉDICA) E A TIBETANA SE VALEM DESSE RECURSO. OS MANTRAS, DE ACORDO COM ESSAS ANTIGAS TRADIÇÕES, AGEM COMO VERDADEIROS GERADORES DE ENERGIA QUE PODEM SER DIRECIONADOS PARA VÁRIAS ÁREAS: SAÚDE, PROSPERIDADE, HARMONIA, LIMPEZA.

ALÉM DISSO, INDUZIRIAM A UM ESTADO MENTAL TRANQUILO, CONHECIDO ENTRE OS TAOÍSTAS CHINESES COMO "O ESTADO DA SERENIDADE ORIGINAL", ISTO É, UMA CONDIÇÃO PROPÍCIA E ESPECIAL QUE PERMITIRIA A MANIFESTAÇÃO DAS QUALIDADES DIVINAS DENTRO DE NÓS.

OS SONS QUE PODEM BANHAR DE ALEGRIA A SUA CASA

TAMBORES: UM PEQUENO TAMBOR TOCADO COM BATIDAS COMPASSADAS PODE TRAZER PARA A CASA A FORÇA ESTÁVEL DA MÃE TERRA.

CÍMBALOS TIBETANOS: PARA SER TOCADOS NOS CANTOS DA CASA OU ANTES DE COMEÇAR UMA MEDITAÇÃO. SÃO PURIFICADORES.

ORIM: É UMA VASILHA DE METAL QUE, AO SER TOCADA, EMITE O OM, O SOM DIVINO PRIMORDIAL.

ORAÇÕES: REZAR EM VOZ ALTA UMA AVE-MARIA, UM SALMO OU UM SUTRA BUDISTA ALINHA A ENERGIA DO AMBIENTE COM UM PLANO ESPIRITUAL MAIS ALTO.

SINOS: DEVEM SER DE BOA PROCEDÊNCIA, SE POSSÍVEL COM A ESPECIFICAÇÃO DA HARMONIA EMPREGADA NA SUA AFINAÇÃO. OS SINOS PODEM SER DIRECIONADOS PARA A SAÚDE, A PROSPERIDADE OU O AMOR.

PALAVRAS DE PODER: OM, HUM, AMÉM, ALELUIA, SÃO PALAVRAS QUE TÊM ENERGIA HARMONIZADORA, GARANTIDA PELA SUA REPETIÇÃO DEVOCIONAL ATRAVÉS DOS SÉCULOS. A SÍLABA OM, SAGRADA E DIVINA PARA OS SEGUIDORES DO HINDUÍSMO, É RECONHECIDA COMO A ORIGEM DE TODOS OS MANTRAS. SEU PRÓPRIO SOM E A INTENÇÃO DE QUEM A PRONUNCIA DESPERTAM A ENERGIA MAIS PROFUNDA.

INVOCAÇÕES: PEDIR AJUDA OU PROTEÇÃO A UM SANTO/MESTRE/ANJO EM VOZ ALTA PODE GARANTIR O SEU AUXÍLIO, SE O PEDIDO FOR DO FUNDO DO CORAÇÃO.

MANTRAS: TRÊS DOS MAIS PODEROSOS EM SÂNSCRITO: OM MANI PADME HUM, PARA UM ALINHAMENTO COM O DIVINO E O DESPERTAR DA COMPAIXÃO; OM TARE TUTARE TURE SOHA, PARA TER VIDA LONGA; E OM VAJRASATTVA HUM, PARA A PURIFICAÇÃO.

FLAUTAS: SEU SOM DOCE MAGNETIZA O AMBIENTE.

HARPAS: NÃO É À TOA QUE SÃO ASSOCIADAS AOS ANJOS. TRAZEM PROTEÇÃO ANGELICAL.

PINCE: TUBOS METÁLICOS COM OITAVAS OU UMA ÚNICA NOTA. TOCADOS COM UMA PEQUENA BAQUETA, HARMONIZAM O AMBIENTE E DEIXAM UM RASTRO SONORO.

FONTES: O BARULHO DA ÁGUA É MUITO RELAXANTE.

CANTOS DE PASSARINHOS: PLANTE ÁRVORES FRUTÍFERAS QUE ATRAIAM PASSARINHOS OU OUÇA UM CD COM MÚSICA DE PÁSSAROS. AVES EM GAIOLA, JAMAIS!

fonte: www.mdemulher.abril.com.br/bem-estar


Contacto

HELIANA CORREA PORTO BETH RINZETTI