MANTRA OM MANI PADME HUM

                                 BUDA CHENREZI

                             

MANTRA OM MANI PADME HUM

EM TERRAS TIBETANAS BUDISTAS A PRECE MAIS COMUM ENCONTRADA EM TODO LUGAR, É “OM MANI PEME HUNG”, O MANTRA DE CHENREZI, O BUDA DA COMPAIXÃO. O MANTRA ORIGINÁRIO DA ÍNDIA, À MEDIDA EM QUE MIGROU PARA O TIBET TEVE A SUA PRONÚNCIA MODIFICADA, PORQUE ALGUNS SONS NA LINGUAGEM SÂNSCRITA INDIANA ERAM DIFÍCEIS PARA OS TIBETANOS PRONUNCIAREM.

UMA DAS MANEIRAS PARA SE COMPREENDER O MANTRA É A SEGUINTE:

AS SEIS SÍLABAS PURIFICAM OS SEIS REINOS DA EXISTÊNCIA PLENA DE SOFRIMENTOS.

EX: A SÍLABA OM PURIFICA O APEGO NEURÓTICO DO ÊXTASE E DO ORGULHO, QUE ATORMENTA OS SERES NO REINO DOS DEUSES.

OM - BENÇÃO / ORGULHO - DEUS

MA - CIÚMES / DESEJO POR DIVERSÃO - SEMI-DEUS

NI - PAIXÃO / DESEJO - HUMANO

PE - ESTUPIDEZ / PRECONCEITO - ANIMAL

ME - POBREZA / POSSESSIVIDADE - FANTASMAS FAMINTOS

HUNG - AGRESSÃO / ÓDIO - INFERNO

OS PODERES DAS SEIS SÍLABAS

O MANTRA OM MANI PÄDME HUM É FÁCIL DE DIZER E AINDA ASSIM MUITO PODEROSO, PORQUE ELE CONTÉM A ESSÊNCIA DE TODO O ENSINAMENTO. QUANDO VOCÊ DIZ A PRIMEIRA SÍLABA OM, LHE É AGRACIADO UMA AJUDA PARA VOCÊ ALCANÇAR PERFEIÇÃO NA PRÁTICA DA GENEROSIDADE. MA LHE AJUDA A APERFEIÇOAR A PRÁTICA DA ÉTICA PURA, E NI LHE AJUDA A ALCANÇAR PERFEIÇÃO NA PRÁTICA DA TOLERÂNCIA E PACIÊNCIA. PÄD, A QUARTA SÍLABA, LHE AJUDA A ALCANÇAR PERFEIÇÃO DA PERSEVERANÇA, ME LHE AJUDA A ALCANÇAR PERFEIÇÃO NA PRÁTICA DA CONCETRAÇÃO, E A SEXTA SÍLABA FINAL HUM LHE AJUDA A ALCANÇAR PERFEIÇÃO NA PRÁTICA DA SABEDORIA.

DESTA MANEIRA A RECITAÇÃO DO MANTRA LHE AJUDA A ALCANÇAR PERFEIÇÃO NAS SEIS PRÁTICAS, DE GENEROSIDADE À SABEDORIA. A SENDA DESTAS SEIS PERFEIÇÕES É O CAMINHO TRILHADO POR TODOS OS BUDAS DOS TRÊS TEMPOS. O QUE PODERIA SER MAIS SIGNIFICATIVO DO QUE DIZER O MANTRA E ALCANÇAR AS SEIS PERFEIÇÕES?

O MANTRA OM MANI PEME HUNG, EM ESSECIAL, É APRENDIDO COM A VISUALIZAÇÃO DO BUDA DA COMPAIXÃO, CHENREZI (AVALOKITESHVARA), E O REPETIR DO MANTRA TRÁS À MENTE ESTA VISUALIZAÇÃO.

Fonte: http://www.salves.com.br/om_mani.htm


Contacto

HELIANA CORREA PORTO BETH RINZETTI