CRENÇAS LIMITANTES

CRENÇAS LIMITANTES

AS CRENÇAS LIMITANTES SÃO AS COISAS QUE APRENDEMOS EM ALGUMA FASE DA NOSSA VIDA PARA NOS PROTEGER OU OFERECER UM LIMITE EM ALGUMA SITUAÇÃO. SÃO FRASES QUE OUVIMOS QUANDO CRIANÇA, CRÍTICAS QUE RECEBEMOS, CONSELHOS PROTETORES, INFORMAÇÃO GENERALISTAS. SÃO EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS QUE PASSAMOS E OS ESCUDOS QUE CRIAMOS PARA NÃO REPETIR AQUELE MOMENTO.

TUDO O QUE ACREDITAMOS FOI ÚTIL NAQUELE MOMENTO DE NOSSA VIDA, PARA NOS PROTEGER OU ORIENTAR. ENTRETANTO, QUANDO PASSAMOS A USAR ESSAS CRENÇAS REPETIDAMENTE E ELAS SE TORNAM UM FATOR DE MEDO PARA REALIZAR NOSSOS OBJETIVOS, ENCONTRAMOS AS CRENÇAS LIMITANTES.

O QUE SERVIU UM DIA, HOJE DEVE SER REPROGRAMADO PARA PENSAMENTOS MAIS ADEQUADOS AO SEU MOMENTO ATUAL, À SUA IDADE ATUAL, À SUA CAPACIDADE ATUAL DE SE DEFENDER E ANALISAR SEU MUNDO.

RESPONDA QUANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIAS. CONFIE EM SI MESMO - COMPLETE A FRASE COM AS PRIMEIRAS PALAVRAS QUE LHE OCORREM, DEPOIS LEIA O RESTANTE DO TEXTO.

1 - IDENTIFICANDO AS CRENÇAS LIMITANTES

AS CRENÇAS LIMITANTES NÃO SÃO FÁCEIS DE IDENTIFICAR, POIS FICAM EM UMA CAMADA MAIS PROFUNDA DO SUBCONSCIENTE, PROTEGIDAS PELA NOSSA MEMÓRIA.

ENTRETANTO, A TÉCNICA PARA DESCOBRIR NOSSAS CRENÇAS É MUITO SIMPLES. SEMPRE QUE IDENTIFICAMOS NOSSOS DESEJOS E, EM SEGUIDA ACRESCENTAMOS UMA PALAVRA QUE SIGNIFIQUE UM IMPEDIMENTO, ENCONTRAMOS NOSSAS CRENÇAS MISTURADAS EM ALGUMAS VERDADES.

É UM TRABALHO QUE EXIGE MUITO FOCO NOS SEUS PENSAMENTOS, MUITA DISCIPLINA PARA SE MANTER “DISTANTE” DO SEU LADO CRÍTICO E MUITA PACIÊNCIA PARA IR REGISTRANDO TUDO O QUE PASSARÁ A VIR EM SUA MENTE.

À MEDIDA QUE COMEÇAMOS A IDENTIFICAR AS CRENÇAS É COMO SE ABRÍSSEMOS UMA PORTA DE ACESSO, E PASSAREMOS A RECEBER MUITAS OUTRAS CRENÇAS QUE ESTAVAM ESCONDIDAS ATRÁS DAS MAIS FORTES.

SEPARE UM BLOCO OU DIÁRIO PARA REGISTRAR SOMENTE SUAS CRENÇAS

DÊ TOTAL ATENÇÃO E IMPORTÂNCIA A ESTE LEVANTAMENTO QUE IRÁ FAZER. NÃO MISTURE SUAS ANOTAÇÕES DE CRENÇAS COM OUTRAS INFORMAÇÕES DE SUA VIDA. SEPARE SEUS REGISTROS E CUIDE PARA MANTER SEU BLOCO/CADERNO/DIÁRIO SEMPRE POR PERTO, PARA REGISTRAR TUDO DURANTE PELO MENOS UMA SEMANA.

MONTE SUAS PERGUNTAS E OUÇA AS RESPOSTAS

COMECE USANDO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO E, DEPOIS VOCÊ MESMO VAI PASSAR A IDENTIFICAR SUAS FRASES INTERNAS QUE TE LIMITAM A AGIR.

EU GOSTARIA DE... (INCLUA SEUS DESEJOS, OBJETIVOS), MAS... (COMPLETE COM O QUE VIER NA SUA CABEÇA).

MODELOS:

EU GOSTARIA... MAS NÃO POSSO PORQUE...

EU GOSTARIA... MAS NÃO SERÁ POSSÍVEL PORQUE...

EU GOSTARIA... MAS NÃO VAI DURAR MUITO PORQUE...

EU GOSTARIA... MAS OUVI DIZER QUE...

EU GOSTARIA... MAS... (CONTINUE COMPLETANDO ATÉ FINALIZAR O QUE VEM NA SUA CABEÇA).

OBSERVE QUE DEPOIS DOS PORQUÊS, APARECEM AFIRMAÇÕES QUE NA VERDADE SÃO SUAS CRENÇAS OU CONVICÇÕES LIMITANTES, PUROS PARADIGMAS. PADRÕES QUE SE REPETEM EM SUA VIDA, SÃO AQUELES QUE VOCÊ TOMOU PARA SI COMO VERDADE ABSOLUTA E POR ISSO ACREDITA NISSO.

ESSAS SÃO AS MURALHAS QUE VOCÊ CONSTRUIU DENTRO DE VOCÊ, OU QUE PROVAVELMENTE ESCUTOU DESDE CRIANÇA E ASSUMIU COMO SUAS, ATÉ MESMO DOS PAIS, TE PROGRAMANDO DE TAL FORMA QUE A AUTOSSABOTAGEM ESTÁ NO PILOTO AUTOMÁTICO E VOCÊ NEM PERCEBE.

- EU NÃO TENHO TEMPO SUFICIENTE PARA NADA.

- EU TENHO MUITO MEDO.

- AH... SE EU TIVESSE DINHEIRO.

- EU NÃO SOU CAPAZ.

- EU SOU CABEÇA DURA MESMO.

- EU NUNCA VOU GANHAR DINHEIRO.

- JAMAIS VOU SER PROMOVIDO.

- SEMPRE FUI MUITO ESQUECIDO.

- ESTOU VELHO DEMAIS PARA ISSO.

- AGORA É TARDE.

- AINDA É CEDO DEMAIS.

- AH... ISSO EU NÃO CONSIGO FAZER DE JEITO NENHUM.

- SOU ASSIM MESMO, NÃO VOU MUDAR NUNCA.

- SÓ GANHO PARA PAGAR AS CONTAS.

- ISSO NÃO É PARA MIM, SÓ PARA OS OUTROS.

- AH... SE EU TIVESSE UMA CHANCE.

- O PROBLEMA É DOS OUTROS.

- AH... DEPOIS, AGORA NÃO... MAS O ANO QUE VEM...

QUAL O SEU MÉTODO FAVORITO DE FAZÊ-LO?

COMO CADA PENSAMENTO GERA UM COMPORTAMENTO, TEMOS NOSSA FORMA DE AGIR DE FORMA SABOTADORA. QUAL É A SUA?

A) INDECISÃO

B) ARROGÂNCIA

C) TOLERÂNCIA

D) NÃO DIZENDO "NÃO" (NÃO CONTRARIAR)

E) CULPANDO OS OUTROS

F) NEM SEMPRE DIZENDO A VERDADE

F) COLOCANDO OS OUTROS NA FRENTE

G) NÃO DIZENDO "SIM" (NÃO ACEITAR UMA OPORTUNIDADE)

DECLARAÇÕES COMO ESTAS SÃO CRENÇAS LIMITANTES. ENQUANTO ELAS ESTIVEREM NO COMANDO, VOCÊ ESTARÁ PERDIDO. COLOQUE A SUA LISTA DE CRENÇAS LIMITANTES EM SUA FRENTE. PRIMEIRO OLHE A LISTA E IMAGINE QUE TODAS ESSAS AFIRMAÇÕES SÃO ABSOLUTAMENTE VERDADEIRAS. COMO SERÁ SEU FUTURO COM ESSAS CRENÇAS NO COMANDO?

2 - DESPROGRAMANDO AS CRENÇAS LIMITANTES

PARA ELIMINAR UMA CRENÇA DEVEMOS:

- IDENTIFICÁ-LA

- DESAFIÁ-LA COM QUESTIONAMENTOS REAIS

- SUBSTITUÍ-LA POR UMA CRENÇA VERDADEIRA, REAL E POSITIVA

JÁ APRENDEMOS A IDENTIFICAR ATRAVÉS DAS PERGUNTAS DE ACESSO. PARA DESAFIÁ-LAS, INICIE OBSERVANDO SUA LISTA DE CRENÇAS E PERCEBA QUE NA REALIDADE ELAS NÃO SÃO VERDADEIRAS. TEMOS CERTEZA DE QUE SÃO VERDADEIRAS PORQUE CONVIVEMOS COM ESSAS CRENÇAS HÁ TANTO TEMPO, QUE PASSAMOS A ACEITÁ-LAS COMO SE VERDADEIRAS FOSSEM, POIS NÃO AS CONTESTAMOS.

DESAFIE CADA UMA DELAS QUESTIONANDO:

A) ESSE PENSAMENTO É VERDADEIRO?

B) QUAL É A EVIDÊNCIA DE QUE ISSO É VERDADE?

C) ISSO É UMA INTERPRETAÇÃO OU UM FATO?

D) ONDE APRENDI ISSO?

E) ESSE PENSAMENTO É JUSTO?

F) AINDA ME SERVE NO MEU MOMENTO ATUAL DE VIDA?

G) O QUE EU GANHO PENSANDO ASSIM?

H) O QUE PERCO PENSANDO ASSIM?

I) DE QUE FORMA ESSE PENSAMENTO ME AJUDA A ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO?

J) ESSE PENSAMENTO ME PROTEGE DE QUÊ?

3 – COLOCANDO UMA CRENÇA POSITIVA NO LUGAR

UMA CRENÇA É ALGO QUE NOS DÁ BASE PARA ALGUMAS ATITUDES NA VIDA. É UM PILAR DE PROTEÇÃO E QUE USAMOS PARA NOS MANTER DE PÉ DIANTE DAS DIFICULDADES. IMAGINE UMA MESA! SE RETIRARMOS UM DOS SEUS 4 PÉS IREMOS DESESTABILIZÁ-LA.

AO RETIRAR UMA CRENÇA DA NOSSA MENTE, DEVEMOS SUBSTITUÍ-LA POR OUTRA, ASSIM COMO FAZEMOS COM UMA MESA QUE TEVE SEU PÉ RETIRADO. CASO NÃO SEJA FEITO DESSA FORMA, A CRENÇA VOLTARÁ AINDA MAIS FORTE, NOS AVISANDO INTERNAMENTE: “VIU SÓ, EU DISSE QUE NÃO ERA POSSÍVEL...”

ESCOLHA FAZER A MUDANÇA, DECIDA, SEJA DONO DE SUA MENTE E NÃO O CONTRÁRIO. TRANSFORME AGORA SUA CRENÇA EM ALGO EM QUE VOCÊ PREFERE ACREDITAR, ALGO QUE SERÁ POSITIVAMENTE PRODUTIVO E APROXIME VOCÊ DE SEUS SONHOS, AO INVÉS DE AFASTAR.

QUE TAL AS CRENÇAS FORTALECEDORAS? QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA DESSAS CRENÇAS? TRÊS ELEMENTOS DEVEM ESTAR PRESENTES – DECLARADOS OU IMPLÍCITOS – NUMA CRENÇA BEM FORMULADA SOBRE RIQUEZA OU SUCESSO. ESTES ELEMENTOS SÃO:

"ELA É POSSÍVEL". EM UMA CRENÇA FORTALECEDORA, ESTÁ ASSUMIDO QUE, DENTRO DO MUNDO, ELA É POSSÍVEL PARA A REALIZAÇÃO DA SUA META. PODE ALGUÉM FAZER O QUE VOCÊ QUER FAZER? ALGUÉM JÁ FEZ ISTO? SE DUVIDAR DISSO, PODE PROCURAR EVIDÊNCIAS ENTRE OS SEUS CONHECIDOS OU LER BIOGRAFIAS DE PESSOAS QUE REALIZARAM ESSA META.

"EU SOU CAPAZ". UMA CRENÇA FORTALECEDORA SUGERE QUE VOCÊ TEM CAPACIDADES E PODE USÁ-LA. NO INÍCIO DE UMA NOVA AVENTURA VOCÊ PODE NÃO SABER O QUE SERÁ EXIGIDO QUE VOCÊ FAÇA. PODE NÃO SABER SE SERÁ CAPAZ DE FAZER TUDO. UMA CRENÇA BEM FORMULADA PODE CONTER A IDEIA DE QUE SE VOCÊ NÃO PODE FAZER ALGO HOJE, PODE APRENDER AMANHÃ, OU CONSEGUIR AJUDA, OU ACHAR OUTRA MANEIRA DE FAZER ISSO. TAL CRENÇA IRÁ AJUDÁ-LO A ENCARAR O DESAFIO COM CONFIANÇA.

"EU MEREÇO ISSO". VOCÊ ACREDITA QUE MERECE? SE TIVER DÚVIDAS SOBRE A SUA AUTOESTIMA, O PROCESSO DE MUDANÇA DE CRENÇAS PODE AJUDÁ-LO A ESCLARECÊ-LO E TAMBÉM PERMITE QUE VOCÊ ENCONTRE DENTRO DE SI MESMO UM NOVO NÍVEL DE AFIRMAÇÃO DO SEU VALOR PARA VOCÊ MESMO E OS OUTROS.

ALÉM DE CONTER ESSES TRÊS ELEMENTOS, UMA CRENÇA FORTALECEDORA DEVE SER UMA QUE PAREÇA, SOE E SEJA CONSIDERADA CORRETA PARA VOCÊ E UNICAMENTE VOCÊ. ELA DEVE SER EXPRESSA NUM VOCABULÁRIO QUE COMBINE COM VOCÊ. ELA DEVE SER ALINHADA COM SUAS OUTRAS CRENÇAS E VALORES, E COM O RESULTADO QUE VOCÊ DESEJA.

REALIZE ESTE EXERCÍCIO PARA CADA CRENÇA IDENTIFICADA ANTERIORMENTE:

MODELO:

TINHA A CRENÇA DE... (BUSQUE NO PRIMEIRO EXERCÍCIO)

ELA NÃO ME SERVE MAIS PORQUE... (BUSQUE NO SEGUNDO EXERCÍCIO – DESAFIO DAS CRENÇAS).

EU PREFIRO ACREDITAR QUE... (INCLUA UMA SENTENÇA POSITIVA)

PASSE A SEMANA PERCEBENDO QUANTAS VEZES VOCÊ SE OUVE PENSANDO NESTA DECLARAÇÃO LIMITANTE NOS SEUS DIÁLOGOS INTERNOS, OU DIZENDO PARA OUTRAS PESSOAS. NÃO TENTE FAZER NADA, EXCETO TORNAR-SE CIENTE DE QUANTO UMA PARTE DE SUA VIDA TORNOU-SE ESTA CRENÇA, E AO MESMO TEMPO, VÁ SUBSTITUINDO SEU DIÁLOGO INTERNO E SUA COMUNICAÇÃO PELA NOVA AFIRMAÇÃO QUE PREFERE.

SIGA SEMPRE ESTE CAMINHO E ABSORVA ESSA OBSERVAÇÃO E ATITUDES POSITIVAS EM SEU DIA-A-DIA. ESTA É UMA GRANDE ALIADA PARA MANTER SUA MOTIVAÇÃO E ENERGIA SEMPRE EM ALTA.

OBSERVE       ->       IDENTIFIQUE       ->       DESPROGRAME       ->      SUBSTITUA

http://florescer.jimdo.com/cren%C3%A7as-limitantes/

 


Contacto

HELIANA CORREA PORTO BETH RINZETTI