EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS PARA O TIMO

 

EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS PARA O TIMO

EXERCÍCIO 1 - ESTIMULAÇÃO DO TIMO

 

  FAZER PEQUENAS “BATIDINHAS’ COM A POLPA DOS DEDOS NO ESTERNO (LOCALIZADO APROXIMADAMENTE A 2 DEDOS ABAIXO DA CLAVÍCULA). FAÇA ESTAS “BATIDINHAS” AO REDOR DESTA REGIÃO, EXPLORANDO E SENTINDO ESTAS VIBRAÇÕES. SINTA O AQUECIMENTO PRODUZIDO NESTA REGIÃO.

 EXERCÍCIO 2 - ABRAÇAR O OMBRO

 

EM PÉ, TRONCO ERETO, COM O BRAÇO DIREITO “ABRACE” O OMBRO ESQUERDO. 
COLOQUE A MÃO UM POUCO ABAIXO DO OMBRO ESQUERDO E VÁ “CAMINHANDO” COM OS DEDOS EM DIREÇÃO À ESCÁPULA ESQUERDA O MÁXIMO QUE PUDER. FAÇA O MESMO COM O BRAÇO ESQUERDO. SINTA A PRESENÇA DO TIMO.

EXERCÍCIO 3 - CONTRAINDO E EXPANDINDO O TIMO

 

DE PÉ, BRAÇOS SOLTOS AO LONGO DO CORPO, VOLTE AS PALMAS DAS MÃOS PARA FORA E GIRANDO OS BRAÇOS, UNA O DORSO DAS MÃOS EM FRENTE AO ABDÔMEN E EXPIRE TODO O AR DOS PULMÕES.

A SEGUIR, DESFAÇA A POSIÇÃO E ABRINDO OS BRAÇOS LEVE-OS PARA TRÁS, ABRINDO O PEITO E INSPIRANDO. ABRA OS BRAÇOS ATÉ QUE AS PALMAS DAS MÃOS SE ENCONTREM ATRÁS [NAS COSTAS] E SE UNAM NA ALTURA DO OSSO SACRO.

FAÇA ALGUMAS VEZES ESTE MOVIMENTO.

EXERCÍCIO 4 - MÃOS NA NUCA E COTOVELOS ABERTOS

 

ERGA OS BRAÇOS E COLOQUE AS MÃOS ENTRELAÇADAS SOBRE A NUCA, OS COTOVELOS ABERTOS. ABRA O PEITO INSPIRANDO E LEVANDO OS COTOVELOS PARA TRÁS, SEM TIRAR AS MÃOS DA NUCA.

SINTA A EXPANSÃO PRODUZIDA POR ESTE MOVIMENTO SIMPLES, PERMITA-SE SABOREAR A SENSAÇÃO DE ESPAÇO, LIBERDADE, DESOBSTRUÇÃO.

AO EXPIRAR, JUNTE OS COTOVELOS À FRENTE SUAVEMENTE. COLOQUE SUA ATENÇÃO NO TIMO. FAÇA ALGUMAS VEZES. QUANDO PERCEBER QUE ALGUÉM PRÓXIMO A VOCÊ SE ENCONTRA ACABRUNHADO, COMPRIMIDO POR PROBLEMAS, ACONSELHE ESTE MOVIMENTO.

FINALIZAÇÃO - GARRAS DE URSO E MOVIMENTO DA GANGORRA

 

ENGANCHE SUAS MÃOS [COMO GARRAS DE URSO] EM FRENTE AO PEITO. ABRA BEM OS BRAÇOS DEIXANDO-OS PARALELOS AO PEITO.

INICIE UM MOVIMENTO COM OS COTOVELOS, LEVANDO UM EM DIREÇÃO AO “CÉU” (PRA CIMA) E OUTRO EM DIREÇÃO À “TERRA” (PRA BAIXO). ELEVE PRIMEIRO O COTOVELO DIREITO (O ESQUERDO DESCE EM DIREÇÃO À TERRA), DEPOIS SUBA O ESQUERDO (LEMBRA UMA GANGORRA) E O DIREITO DESCE EM DIREÇÃO À TERRA.

FAÇA COM OS MÚSCULOS DAS COSTAS RELAXADOS, NÃO APLIQUE FORÇA. NÃO PERMITA NENHUMA TENSÃO MUSCULAR.

ESTIMULE O TIMO O MÁXIMO QUE PUDER, FAÇA AMIZADE COM ESTA GLÂNDULA. ELA PRODUZ ALEGRIA E DEPENDEMOS DELA PARA EQUILIBRAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO.

 

fonte: http://www.ogrupo.org.br/glandula_timo.asp

 

 

 

 


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