GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

 

 

O SISTEMA ENDÓCRINO

por editores do CONSUMER GUIDE

O SISTEMA ENDÓCRINO COMPREENDE UMA VARIEDADE DE GLÂNDULAS QUE PRODUZEM HORMÔNIOS COM UMA VASTA GAMA DE FUNÇÕES VITAIS. OS HORMÔNIOS SÃO SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, SECRETADAS PELOS ÓRGÃOS OU CÉLULAS DOS ÓRGÃOS EM UMA PARTE DO CORPO E SÃO TRANSPORTADOS PELA CORRENTE SANGÜÍNEA PARA OUTROS ÓRGÃOS OU TECIDOS, ONDE ELES CONTROLAM OU REGULAM O DESENVOLVIMENTO OU FUNÇÃO DESSAS ESTRUTURAS.

AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS TAMBÉM SÃO CHAMADAS DE GLÂNDULAS SEM DUTOS, PORQUE SECRETAM HORMÔNIOS DIRETAMENTE NA CORRENTE SANGÜÍNEA. EM CONTRASTE, AS GLÂNDULAS EXÓCRINAS LIBERAM SUAS SECREÇÕES ATRAVÉS DE DUTOS (POR EXEMPLO, AS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS PRODUZEM UM FLUIDO QUE FLUI PARA A SUPERFÍCIE DA PELE ATRAVÉS DE ÍNFIMOS DUTOS DE SUOR).

OS HORMÔNIOS PODEM SER CONSIDERADOS MENSAGEIROS QUÍMICOS. ELES SÃO DIRECIONADOS PARA CÉLULAS ESPECÍFICAS NO CORPO E A SUA CHEGADA NESSAS CÉLULAS CAUSA A OCORRÊNCIA DE ATIVIDADES ESPECÍFICAS.

UMA DAS MAIORES TAREFAS DOS HORMÔNIOS É COORDENAR AS ATIVIDADES DOS SISTEMAS DE ÓRGÃOS. POR EXEMPLO, QUANDO UMA PESSOA TEM QUE CORRER, O HORMÔNIO ADRENALINA ATUA NO CORAÇÃO PARA AUMENTAR A SUA TAXA E FORÇA DE CONTRAÇÃO; ISSO ATUA NOS VASOS SANGUÍNEOS PARA AUMENTAR O FLUXO DE SANGUE PARA OS MÚSCULOS E DIMINUIR O FLUXO DE SANGUE PARA O TRATO GASTROINTESTINAL. OS HORMÔNIOS TAMBÉM AJUDAM A CONTROLAR O TIPO E A TAXA DE CRESCIMENTO DO CORPO E O METABOLISMO.

O SISTEMA ENDÓCRINO TEM UMA GRANDE INFLUÊNCIA NA FORMA COMO SENTIMOS E AGIMOS. EM CONTRAPARTIDA, A NOSSA ENERGIA E OUTRAS NECESSIDADES EM CADA SITUAÇÃO ESTABELECEM A ATIVIDADE DO SISTEMA ENDÓCRINO. ESSA RELAÇÃO DE RETORNO É CRUCIAL NA MANUTENÇÃO DE NOSSO BEM-ESTAR GERAL.

COMPONENTES DO SISTEMA ENDÓCRINO

O SISTEMA ENDÓCRINO CONSISTE DE GLÂNDULAS QUE LIBERAM HORMÔNIOS VITAIS NO SANGUE. VAMOS REVER OS PRINCIPAIS TIPOS DE GLÂNDULAS OU PARTES QUE COMPÕEM ESSE SISTEMA.

GLÂNDULAS ADRENAIS

AS GLÂNDULAS ADRENAIS SÃO CRÍTICAS PARA AS FUNÇÕES NORMAIS DO CORPO, COMO A MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO DE FLUIDOS, REAÇÃO AO ESTRESSE E REPRODUÇÃO. EXISTEM DUAS GLÂNDULAS ADRENAIS, CADA UMA SOBRE UM RIM. AS GLÂNDULAS ADRENAIS TÊM DUAS PARTES DISTINTAS: O CÓRTEX (CAMADA EXTERNA), QUE SECRETA OS HORMÔNIOS ESTERÓIDES, E A MEDULA (PARTE INTERNA), QUE SECRETA ADRENALINA (EPINEFRINA) E NORADRENALINA (NOREPINEFRINA).

EXISTEM MAIS DE 30 HORMÔNIOS ESTERÓIDES PRODUZIDOS PELAS GLÂNDULAS ADRENAIS. ESSES HORMÔNIOS SERVEM PARA REGULAR UMA VASTA GAMA DE PROCESSOS EM TODO O CORPO. A ADRENALINA (EPINEFRINA) E A NORADRENALINA (NOREPINEFRINA) SÃO RESPONSÁVEIS PELAS MUDANÇAS NO RITMO CARDÍACO, PRESSÃO ARTERIAL E NÍVEIS DE GLICOSE ADEQUADOS EM SITUAÇÕES DE ESTRESSE.

PÂNCREAS

O PÂNCREAS ESTÁ LOCALIZADO NO FUNDO DA CAVIDADE ABDOMINAL, ATRÁS DO ESTÔMAGO. AS CÉLULAS ESPECIALIZADAS NO PÂNCREAS PRODUZEM DOIS HORMÔNIOS - INSULINA E GLUCAGON -, NECESSÁRIOS PARA MANTER OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE ESTÁVEIS. A INSULINA AJUDA AS CÉLULAS DO CORPO A USAREM GLICOSE COMO ENERGIA, REDUZINDO A QUANTIDADE DE AÇÚCAR NA CORRENTE SANGUÍNEA. PARA EQUILIBRAR ESSA AÇÃO, O HORMÔNIO GLUCAGON ESTIMULA O FÍGADO A LIBERAR A GLICOSE ARMAZENADA NELE PARA O SANGUE, ELEVANDO OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE.

O PÂNCREAS TAMBÉM ATUA NA DIGESTÃO. AS CÉLULAS NÃO ENDÓCRINAS NO PÂNCREAS PRODUZEM ENZIMAS, QUE SÃO SECRETADAS DIRETAMENTE NO INTESTINO DELGADO ATRAVÉS DE DUTOS. ESSAS ENZIMAS AJUDAM A FRAGMENTAR PROTEÍNAS, CARBOIDRATOS (AÇÚCARES E AMIDOS) E GORDURAS NO INTESTINO DELGADO. ESSA DUPLA ATIVIDADE DO PÂNCREAS SIGNIFICA QUE ELE FUNCIONA TANTO COMO UM ÓRGÃO ENDÓCRINO QUANTO EXÓCRINO.

GLÂNDULA HIPÓFISE (PITUITÁRIA)

A GLÂNDULA HIPÓFISE (PITUITÁRIA) É UM PEQUENO ÓRGÃO LOCALIZADO LOGO ABAIXO DA BASE DO CÉREBRO, ENTRE OS DOIS LÓBULOS FRONTAIS E LOGO ACIMA DE UMA CAVIDADE CHAMADA SEIO ESFENÓIDE. ÀS VEZES É CHAMADA DE GLÂNDULA MASTER PORQUE TODAS AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS FICAM SOB SEU CONTROLE. O SEU TRABALHO É RECEBER MENSAGENS SOBRE A NECESSIDADE DE UM HORMÔNIO PARTICULAR E SECRETAR O HORMÔNIO OU SUBSTÂNCIAS QUE PROVOCAM A PRODUÇÃO E LIBERAÇÃO DESSE HORMÔNIO ESPECÍFICO.

O LÓBULO ANTERIOR (FRONTAL) DA GLÂNDULA HIPÓFISE (PITUITÁRIA), SECRETA A SOMATOTROPINA (CONHECIDO TAMBÉM COMO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO, HORMÔNIO SOMATOTRÓFICO OU GH), QUE AFETA O CRESCIMENTO GERAL DO CORPO, O HORMÔNIO TIREOTRÓPICO (HORMÔNIO ESTIMULADOR DA TIREÓIDE OU TSH), QUE AGE NA GLÂNDULA TIREÓIDE PARA ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS DA TIREÓIDE, O HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓPICO (ACTH), QUE ESTIMULA O CÓRTEX ADRENAL, O HORMÔNIO ESTIMULADOR DO FOLÍCULO (FSH) E O HORMÔNIO LUTEINIZANTE, QUE SÃO NECESSÁRIOS PARA A MATURAÇÃO E LIBERAÇÃO DO ÓVULO E ESPERMATOZÓIDES E A PROLACTINA, UM HORMÔNIO QUE AGE NAS GLÂNDULAS MAMÁRIAS PARA PROMOVER A SECREÇÃO DE LEITE.

O LÓBULO POSTERIOR DA GLÂNDULA PITUITÁRIA SECRETA OXITOCINA, QUE ESTIMULA O TECIDO MUSCULAR MACIO A CONTRAIR (E É DE IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL DURANTE O PARTO) E A VASOPRESSINA, UM HORMÔNIO QUE REGULA A REABORÇÃO DE ÁGUA PELOS RINS.

GLÂNDULAS SEXUAIS

A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE HORMÔNIO PARA O SISTEMA REPRODUTIVO RESIDE NOS TESTÍCULOS (GLÂNDULAS SEXUAIS MASCULINAS) E OVÁRIOS (GLÂNDULAS SEXUAIS FEMININAS).

OS TESTÍCULOS SÃO DOIS ÓRGÃOS OVAIS NO ESCROTO (A BOLSA DE PELE ATRÁS DO PÊNIS). OS TESTÍCULOS PRODUZEM ESPERMATOZÓIDES E HORMÔNIOS SEXUAIS QUE GOVERNAM AS CARACTERÍSTICAS SEXUAIS MASCULINAS SECUNDÁRIAS, INCLUINDO O CRESCIMENTO DE PÊLO FACIAL.

OS DOIS OVÁRIOS ESTÃO LOCALIZADOS NA PELVE. OS OVÁRIOS SECRETAM OS HORMÔNIOS ESTROGÊNIO E PROGESTERONA, QUE GOVERNAM A OVULAÇÃO (LIBERAÇÃO MENSAL DE UM ÓVULO DE UM OVÁRIO) E AS CARACTERÍSTICAS SEXUAIS FEMININAS SECUNDÁRIAS, COMO O DESENVOLVIMENTO DOS SEIOS.

GLÂNDULAS TIREÓIDE E PARATIREÓIDE

A GLÂNDULA TIREÓIDE ESTÁ LOCALIZADA NA FRENTE DO PESCOÇO ACIMA DO ESTERNO. CONSISTE DE DOIS LÓBULOS PRINCIPAIS EM CADA LADO DA TRAQUÉIA QUE SÃO CONECTADOS POR UMA ESTREITA FAIXA DE TECIDO CHAMADA DE ISTMO. OS HORMÔNIOS SECRETADOS PELA TIREÓIDE INFLUENCIAM A TAXA DE METABOLISMO (OS PROCESSOS QUÍMICOS NO CORPO QUE TEM A VER COM PRODUÇÃO DE ENERGIA).

AS QUATRO GLÂNDULAS PARATIREÓIDES ESTÃO LOCALIZADAS NA PARTE DE TRÁS E LATERAL DE CADA LÓBULO DA TIREÓIDE. A SUA SECREÇÃO, O PARATORMÔNIO TAMBÉM CONHECIDO COMO PTH, CONTROLA OS NÍVEIS DE CÁLCIO NO SANGUE.

O SISTEMA ENDÓCRINO É UM DOS PROCESSOS MAIS IMPORTANTES DO CORPO. ENTENDER OS COMPONENTES DO SISTEMA PODE AJUDÁ-LO A ENTENDER COMO FUNCIONA O CORPO HUMANO.

traduzido por HOWSTUFFWORKS BRASIL

 


Contacto

HELIANA CORREA PORTO BETH RINZETTI