QUEM SÃO AS FADAS?

 

QUEM SÃO AS FADAS?

A PALAVRA FADA, DE RAIZ GREGA, INDICA "O QUE BRILHA". EM QUALQUER DICIONÁRIO TEREMOS A SEGUINTE INFORMAÇÃO: "FADA - SER FANTÁSTICO DO SEXO FEMININO A QUE SE ATRIBUI PODER SOBRENATURAL; MULHER FORMOSA, COISA QUE ENCANTA."

ÉMILE MONTEGUT EM ‘DES FÉES ET LEUR LITTERATURE EN FRANCE’ - REVUE DE DEUX MONDES - 1882, RESPONDE À QUESTÃO SOBRE O QUE SEJAM FADAS: "OS EXORCISTAS, OS DEMONÓLOGOS E OS SÁBIOS EM MAGIA CLASSIFICAM-NAS ENTRE OS ESPÍRITOS ELEMENTARES, DE ORIGEM PAGÃ, IMORTAIS SEM SEREM DIVINAS, LEVES DEMAIS PARA O CÉU. MAS A SUA SEVERIDADE NAS CIÊNCIAS OCULTAS É TANTO EXCESSIVA QUANTO INJUSTA, PORQUE SE SABE DE FADAS QUE FORAM BATIZADAS E SE TORNARAM LIGEIRAMENTE CRISTÃS... EMBORA CONSTITUAM A EXCEÇÃO. PORQUE A VERDADE É QUE LHES FALTA COMPLETAMENTE O SENTIMENTO RELIGIOSO E O CAPRICHO E A POESIA CONSTITUEM A ÚNICA RELIGIÃO UTILIZADA POR ELAS". (Obra cit. Pág. 654).

AS FADAS, COMO TODOS OS ELEMENTAIS, SÃO ESPÍRITOS DA NATUREZA. SEGUNDO ÉMILE MONTEGUT AS FADAS FORMARIAM UMA SOCIEDADE LIVRE, SEM OUTROS PRIVILÉGIOS QUE OS CONCEDIDOS PELA PRÓPRIA NATUREZA. PORTANTO, HAVERIA FADAS DE TODAS AS ESTIRPES: FADAS PRINCESAS, FADAS SIMPLES BURGUESAS PRUDENTES, OUTRAS TÍMIDAS OU FADAS DISCRETAS, PORÉM, TAMBÉM CAPAZES DE REALIZAR SORTILÉGIOS.

PARA TAL, TODAS AS FADAS POSSUEM TALISMÃS, PEDRAS PRECIOSAS, ADORNOS E ARMAS ENCANTADAS (SETAS), VARINHAS MÁGICAS, ETC., COM AS QUAIS PRESENTEIAM SEUS FAVORITOS. PREFEREM AS BELAS NOITES DE LUAR PRATEADO, REUNINDO-SE EM CLAREIRAS DE BOSQUES, ONDE A RELVA SE APRESENTE COMO UM BELO TAPETE VIVO. DURANTE O DIA BUSCAM AS FONTES LÍMPIDAS, AS SEBES FLORIDAS E RECANTOS TRANQUILOS DENTRO DOS BOSQUES.

ESTES MINÚSCULOS SERES POSSUEM UMA FORMA ESVOAÇANTE, LUMINOSA, NORMALMENTE ENVOLTAS POR CAPA ETÉRICA. QUEM JÁ OBSERVOU FADAS, AFIRMA: "ELAS APRESENTAM FORMAS CARNOSAS, APARENTEMENTE SÓLIDAS, COM VESTUÁRIOS TRANSPARENTES".

SEU CORPO NÃO É SÓLIDO; ELE CONSISTE DE CORRENTES DE ENERGIAS FLUENTES QUE À PRIMEIRA VISTA PODEM CAUSAR A ILUSÃO DE UMA ESTRUTURA FIXA, O QUE REALMENTE NÃO OCORRE.

O COMPORTAMENTO DE UMA FADA, BEM COMO DOS ESPÍRITOS SUPERIORES DA NATUREZA, É COMO QUE UM ETERNO BAILADO, MUITO DELICADO E SUAVE. EMERGINDO DAS ÁRVORES E DESLIZANDO PELAS FLORESTAS OU SOBRE OS CAMPOS, QUAL TÍMIDAS DONZELAS, ESBELTAS E GRACIOSAS, ATAVIADAS DE DIÁFANOS VESTUÁRIOS EM TONS E SOBRETONS VERDES, SÃO FIGURAS REALMENTE BELAS.

AQUILO QUE PODE SER CHAMADO DE “CABELO” É COMPRIDO E AUREOLADO DE PONTOS LUMINOSOS TREMULANDO AO REDOR DA CABEÇA, COMO UMA VERDADEIRA GRINALDA. A COR DO “CABELO” SEMPRE É MARROM, INDO DAS TONALIDADES CLARAS ÀS MAIS ESCURAS.

AS FADAS DAS ÁRVORES NOVAS APARENTAM UMA INGENUIDADE UM TANTO OU QUANTO INFANTIL, ENQUANTO QUE AS FADAS DAS ÁRVORES MAIS VELHAS DEMONSTRAM UMA CLAREZA HUMANA DE VISÃO E PODER. SEU OLHAR É AGUDO E PENETRANTE, QUANDO OBSERVAM ALGUM INTRUSO EM SEU REINO. ALGUMAS APRESENTAM UMA FISIONOMIA RÚSTICA COMO SE REFLETISSEM A LUZ DAS FLORES DO CAMPO.

GEOFFREY HODSON (‘THE KINGDOM OF THE GODS’) DESCREVE UMA LINDA FADA ASSOCIADA A UMA CERCA VIVA DE ROSEIRAS SILVESTRES. DIZ ELE: “ERA MUITO ATRAENTE E TINHA UM METRO E POUCO DE ALTURA. BRILHANTEMENTE ATAVIADA NUM VESTUÁRIO ÁURICO, TRANSPARENTE, TÊNUE, OBSERVAVA-NOS COM O MAIS AMIGO DOS SORRISOS. SUA AURA ERA DE NOTÁVEL VITALIDADE E PARECIA UMA NUVEM DE MUITAS CORES SUAVES, PORÉM BRILHANTES, POR ENTRE A QUAL RAIOS DE LUZ OFUSCANTE RELUZIAM E IRRADIAVAM. AS CORES INCLUÍAM O ROSA PÁLIDO, LUMINOSO, VERDE CLARO, AZUL ARROXEADO PÁLIDO E FOSCO, E AZUL, ATRAVÉS DAS QUAIS PONTILHAVAM BRILHANTES RAIOS DE LUZ. ELA SE ENCONTRAVA EM ESTADO DE EXALTADA FELICIDADE”. AFIRMA O AUTOR TER TIDO UM CONTATO MAIS ÍNTIMO COM A FADA, EXPERIMENTANDO UM POUCO DA ALEGRE FELICIDADE, RADIOSA, DESPREOCUPADA, CONDIÇÃO INERENTE AO REINO DAS FADAS.

AS FADAS PARA SE LOCOMOVER, VOAM PELO AR EM GRUPOS OU SOZINHAS.

EXECUTAM SUAS TAREFAS DE ESPARGIR AS FLORES E AS PLANTAS QUE PROTEGEM - VIBRAÇÕES LUMINOSAS QUE EMANAM DE SUAS ETÉRICAS MÃOS. VALEM-SE DE PEQUENAS ASAS OVAIS PARA SE LOCOMOVER. QUANDO EM GRUPO, AS FADAS POSSUEM UMA FADA SUPERIOR QUE AS ORIENTA. A POSIÇÃO AUTOCRÁTICA E DEFINIDA EM SUAS ORDENS, MANTÉM O GRUPO DE FADAS EM CÍRCULO AO SEU REDOR. HÁ UMA ÍNTIMA LIGAÇÃO DELA COM O GRUPO ATRAVÉS DE VIBRAÇÕES LUMINOSAS. AS DANÇAS QUE ENTÃO AS FADAS REALIZAM, CONSTITUEM-SE DE UM VERDADEIRO RITUAL. SUA PRESENÇA HARMONIOSA E RADIANTE ALTERA O AMBIENTE, FAZENDO APARECER E DESAPARECER FLORZINHAS ETÉRICAS, ESPARGINDO CHISPAS PRATEADAS NO AR, CRIANDO UM CÍRCULO ENCANTADO, MARAVILHOSO.

A FADA RAINHA (OU MADRINHA) POSSUI GRANDES E CINTILANTES ASAS EM DELICADOS TONS DE ROSA E AZUL ARROXEADO PÁLIDO. SUA FORMA É PERFEITAMENTE MODELADA E ARREDONDADA; PORTA EM SUA MÃO DIREITA UMA VARA, EM CUJA PONTA BRILHA UMA LUZ DOURADA. TEM NA TESTA UMA ESTRELA. SEU PORTE É RÉGIO. SUA CABEÇA ESTÁ ENVOLTA DE UMA LUZ AZUL DOURADA, ENQUANTO QUE O CORPO IRRADIA UMA AURA CARMESIM IRISADA DE BRANCO PRATEADO.

APÓS ESTAS CONSIDERAÇÕES REFERENTES A ESSES SERES MARAVILHOSOS E BONDOSOS, PODEMOS INICIAR O TREINAMENTO PRÁTICO PARA PODER VER NOVAMENTE O MUNDO OCULTO. NÃO IMPORTA QUE OS PSICANALISTAS VEJAM NOS CONTOS DE FADAS APENAS UMA FORMA DA CRIANÇA LIDAR COM SEUS PROBLEMAS E ESTRUTURAR SEUS DEVANEIOS, DANDO UMA ORIENTAÇÃO À SUA VIDA.

TODO CONTO TEM SEU FUNDO DE VERDADE. A DESCRIÇÃO DAS FADAS, SEJA EM CONTOS, SEJA POR AFICIONADOS DO MUNDO REAL FANTÁSTICO, NOS FALA DE SERES MARAVILHOSOS NA FORMA, NA COR, NO MOVIMENTO E NO SENTIMENTO.

ENTÃO, POR QUE NÃO TENTAR CONHECER DE PERTO ESSES PEQUENINOS SERES DO “MUNDO OCULTO”, OCULTO PELA NOSSA CEGUEIRA?

VOLTEMOS A SER CRIANÇAS, SEM PRECONCEITOS. SE O CONTO DE FADAS DIVERTE E AJUDA AS CRIANÇAS A DESENVOLVEREM SUA PERSONALIDADE, VAMOS VIVER UM CONTO DE FADAS DANDO MAIS COLORIDO À NOSSA VIDA. TRANSFORMEMOS NOSSA VIDA EM UMA OBRA DE ARTE AO TOQUE DA VARINHA MÁGICA DA FADA MADRINHA.

A TRANSFERÊNCIA QUE O HOMEM TEM FEITO DE SUAS FRUSTRAÇÕES, INDO BUSCAR NO INCONSCIENTE COLETIVO A FIGURA DA FADA, DEMONSTRA QUE ESTE AINDA POSSUI ALGUMA SENSIBILIDADE. É VERDADE QUE MUITOS PAIS E EDUCADORES CHEGAM A PERGUNTAR: “NÃO IRÁ FAZER MAL ÀS CRIANÇAS TANTA FANTASIA? ISTO PORQUE O MUNDO MATERIAL EM QUE VIVEMOS ESTÁ BEM LONGE DO MUNDO FANTÁSTICO DA NATUREZA OU DAS DEIDADES CELESTIAIS.”

A RESPOSTA É: NÃO! ATÉ OS ADULTOS ESTÃO PRECISANDO, COM URGÊNCIA, VOLTAR A VIVER MOMENTOS DE FELICIDADE INGÊNUA, QUE SÓ SE PODE ENCONTRAR JUNTO À NATUREZA, OU SEJA, NO MUNDO OCULTO OU REINO DAS FADAS!

EM “O CAVALO MÁGICO”, IMAGINAMOS O REINO ENCANTADO DO CAVALO MÁGICO. EM “O DR. GRILO E SEUS INVENTOS” ENSINAMOS ÀS CRIANÇAS A VISITAR O REINO DAS FADAS. EM “A VOLTA DO CAVALO MÁGICO” REPETIMOS A LIÇÃO DO “REINO ENCANTADO” E DOS MUNDOS OCULTOS, ABORDANDO A IDEIA DE UMA ESTRUTURA FÍSICA DA TERRA DIFERENTE DA ACEITA PELA CIÊNCIA OFICIAL, PARA LOCALIZAR ALGUNS DESSES MUNDOS OCULTOS... TUDO A NÍVEL INFANTIL E JUVENIL, MAS QUE TAMBÉM DESPERTOU A CURIOSIDADE DE MUITOS ADULTOS.

Trechos do livro ‘Prática da Clarividência e Manual de Leitura Dinâmica’, de Mario e Martina Sanchez.

http://olivrodasfadas.com/

 


Contacto

HELIANA CORREA PORTO BETH RINZETTI