A HIERARQUIA ANGÉLICA

 

A HIERARQUIA ANGÉLICA

ATUALMENTE, EXISTEM MILHARES DE CRENÇAS RELIGIOSAS EM TODO O PLANETA, DIVERGINDO EM VÁRIOS PONTOS DE VISTA.

A FORMA DE VER DEUS, O COMPORTAMENTO E AS AÇÕES HUMANAS SÃO DIVERSAS ATÉ PORQUE OS SISTEMAS DE CRENÇAS FORAM ESTRUTURADOS POR SERES HUMANOS, COM FALHAS DE CARÁTER E SENTIMENTOS CONFUSOS, FALTANDO CLAREZA ESPIRITUAL SUFICIENTE PARA DISSEMINAR A VERDADE DIVINA. PORÉM, EXISTE UM ASSUNTO EM QUE A MAIORIA DAS RELIGIÕES CONCORDA SEM MUITAS DISCUSSÕES: A EXISTÊNCIA DOS ANJOS.

A PALAVRA ANJO TEM ORIGEM NO LATIN ÂNGELUS E SIGNIFICA CELESTIAL. EM GREGO A PALAVRA ÀGGELOS TRAZ A IDÉIA DE MENSAGEIRO. ESTANDO PRESENTES NA VIDA HUMANA DESDE OS PRIMÓRDIOS, OS ANJOS SÃO SERES PURAMENTE ESPIRITUAIS COM A MISSÃO DE CUMPRIR OS DESÍGNIOS DO CRIADOR.

ALGUNS PESQUISADORES ACREDITAM QUE OS ANJOS TRABALHAM PURAMENTE PELA OBRA ESPIRITUAL, CUMPRINDO AS ORDENS VINDAS DA HIERARQUIA CELESTE, NÃO POSSUINDO LIVRE-ARBÍTRIO COMO OS SERES HUMANOS. SENDO MANIFESTAÇÕES DE LUZ DO PRÓPRIO CRIADOR, NÃO PODERIAM EXERCER UMA VONTADE SEPARADA DE SUA FONTE DE ORIGEM, POIS TRABALHAM UNIDOS PELAS CAUSAS DIVINAS.

SEGUINDO O CRITÉRIO MAIS TRADICIONAL, SÃO NOVE OS COROS OU ORDENS ANGÉLICAS: SERAFINS, QUERUBINS, TRONOS, DOMINAÇÕES, POTESTADES, VIRTUDES, PRINCIPADOS, ARCANJOS E ANJOS, DISTRIBUÍDAS EM TRÊS ESFERAS.

1ª ESFERA: É FORMADA PELOS SANTOS ANJOS QUE ESTÃO EM ÍNTIMO CONTATO COM O CRIADOR. DEDICAM-SE A AMAR, ADORAR E GLORIFICAR A DEUS NUMA CONSTANTE E PERMANENTE FREQÜÊNCIA, EM GRAU BEM MAIS ELEVADO QUE OS OUTROS COROS. OS SANTOS ANJOS DA 1ª ESFERA SÃO:

SERAFINS: O NOME "SERAPH" DERIVA DO HEBREU E SIGNIFICA "QUEIMAR COMPLETAMENTE". SEGUNDO O CONCEITO HEBRAICO, O SERAFIM NÃO É APENAS UM SER QUE "QUEIMA", MAS "QUE SE CONSOME" NO AMOR AO SUMO BEM, QUE É O NOSSO DEUS ALTÍSSIMO. SEGUNDO O LIVRO "THE URANTIA BOOK", EXISTEM OS SERAFINS CÓSMICOS E TAMBÉM, OS CELESTES. OS CELESTES SÃO OS ANJOS QUE CERCAM O TRONO DE DEUS, SUBDIVIDIDOS EM: SERAFINS DE ÉPOCA, DO PROGRESSO, OS GUARDIÃES RELIGIOSOS, OS SERAFINS DA VIDA NACIONAL, DAS RAÇAS, DO FUTURO, DA ILUMINAÇÃO, DA SAÚDE, DO LAR, DA INDÚSTRIA, DA DIVERSÃO E DA PREGAÇÃO SOBRE-HUMANA. OS SERAFINS CÓSMICOS SERIAM OS RESPONSÁVEIS PELA ORDEM DO UNIVERSO E SÃO DIVIDIDOS EM: SERAFIM SUPREMO, SUPERIOR, SUPERVISOR, ADMINISTRADOR, AJUDANTES PLANETÁRIOS, PREGADORES DE TRANSIÇÃO E SERAFINS DO FUTURO.

QUERUBINS: SÃO CONSIDERADOS GUARDAS E MENSAGEIROS DOS MISTÉRIOS DIVINOS, COM A MISSÃO ESPECIAL DE TRANSMITIR SABEDORIA. NO INÍCIO DA CRIAÇÃO, FORAM COLOCADOS PELO CRIADOR PARA GUARDAR O CAMINHO DA ÁRVORE DA VIDA. NA BÍBLIA, O NOME DOS QUERUBINS É O MAIS CITADO, APARECENDO CERCA DE OITENTA VEZES NOS DIVERSOS LIVROS. SÃO TAMBÉM OS QUERUBINS, OS SERES MISTERIOSOS QUE EZEQUIEL DESCREVE NA VISÃO QUE TEVE, NO MOMENTO DE SUA VOCAÇÃO (EZ 10,12). ESTAS CONSIDERAÇÕES ATESTAM QUE OS QUERUBINS SÃO CONHECEDORES DOS MISTÉRIOS DIVINOS.

TRONOS: ACOLHEM EM SI A GRANDEZA DO CRIADOR E A TRANSMITEM AOS SANTOS ANJOS DE GRAUS INFERIORES. SÃO CHAMADOS "SEDES DEI" (SEDE DE DEUS). EM SÍNTESE, OS TRONOS SÃO AQUELES SANTOS ANJOS QUE APRESENTAM AOS COROS INFERIORES, O ESPLENDOR DA DIVINA ONIPOTÊNCIA.

2ª ESFERA: SÃO OS SANTOS ANJOS QUE DIRIGEM OS PLANOS DA ETERNA SABEDORIA, COMUNICANDO AQUELES PROJETOS AOS ANJOS DA TERCEIRA HIERARQUIA, QUE VIGIAM O COMPORTAMENTO DA HUMANIDADE. ELES SÃO RESPONSÁVEIS PELOS ACONTECIMENTOS NO UNIVERSO. ESTA HIERARQUIA É FORMADA PELOS SEGUINTES COROS DE ANJOS:

DOMINAÇÕES: SÃO AQUELES DA ALTA NOBREZA CELESTE. PARA CARACTERIZÁ-LOS COM ÊNFASE, SÃO GREGÓRIO ESCREVEU: "ALGUMAS FILEIRAS DO EXÉRCITO ANGÉLICO CHAMAM-SE DOMINAÇÕES, PORQUE OS RESTANTES LHE SÃO SUBMISSOS, OU SEJA, LHE SÃO OBEDIENTES". SÃO ENVIADOS POR DEUS A MISSÕES MAIS RELEVANTES E, TAMBÉM, SÃO INCLUÍDOS ENTRE OS SANTOS ANJOS QUE EXERCEM A "FUNÇÃO DE MINISTROS DE DEUS".

POTESTADES: É O CORO ANGÉLICO FORMADO PELOS SANTOS ANJOS QUE TRANSMITEM AQUILO QUE DEVE SER FEITO, CUIDANDO DE MODO ESPECIAL DA "FORMA" OU "MANEIRA" COMO DEVEM SER FEITAS AS COISAS. TAMBÉM SÃO OS CONDUTORES DA ORDEM SAGRADA. PELO FATO DE TRANSMITIREM O PODER QUE RECEBEM DE DEUS, SÃO ESPÍRITOS DE ALTA CONCENTRAÇÃO, ALCANÇANDO UM GRAU ELEVADO DE CONTEMPLAÇÃO AO CRIADOR.

VIRTUDES: AS ATRIBUIÇÕES DOS SANTOS ANJOS DESTE CORO, SÃO SEMELHANTES AQUELAS DOS SANTOS ANJOS DO CORO POTESTADES, PORQUE TAMBÉM ELES TRANSMITEM AQUILO QUE DEVE SER FEITO PELOS OUTROS ANJOS, MAS SOBRETUDO, AUXILIAM NO SENTIDO DE QUE AS COISAS SEJAM REALIZADAS DE MODO PERFEITO. ASSIM, ELES TAMBÉM TÊM A MISSÃO DE REMOVER OS OBSTÁCULOS QUE QUEREM INTERFERIR NO PERFEITO CUMPRIMENTO DAS ORDENS DO CRIADOR. SÃO CONSIDERADOS ANJOS FORTES E PERFEITOS. QUEM SOFRE DE FRAQUEZAS FÍSICAS OU ESPIRITUAIS, DEVE INVOCAR POR MEIO DE ORAÇÕES, O AUXÍLIO E A PROTEÇÃO DE UM SANTO ANJO DO CORO DAS VIRTUDES.

3ª ESFERA: É FORMADA PELOS ANJOS QUE EXECUTAM AS ORDENS DO ALTÍSSIMO. ELES ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DE NÓS E CONHECEM A FUNDO A NATUREZA DE CADA PESSOA QUE DEVEM ASSISTIR, A FIM DE PODEREM CUMPRIR COM EXATIDÃO A VONTADE DIVINA INSINUANDO, AVISANDO OU SOCORRENDO, CONFORME O CASO. ESTA HIERARQUIA É FORMADA PELOS PRINCIPADOS, ARCANJOS E ANJOS:

PRINCIPADOS: SÃO ANJOS ENVIADOS A PRÍNCIPES, REIS, PRESIDENTES, DIOCESES, DE CONFORMIDADE, POIS, ATUAM NA FORMAÇÃO DE IDEAIS COLETIVOS. NA BÍBLIA, NO LIVRO DE DANIEL, SÃO TAMBÉM APRESENTADOS COMO PROTETORES DE POVOS (DN 10,13). SÃO OS ANJOS QUE LEVAM AS INSTRUÇÕES E OS AVISOS DIVINOS AO CONHECIMENTO DOS POVOS QUE LHE SÃO CONFIADOS. PORÉM, QUANDO ESSES MESMOS POVOS DESVIAM-SE DO CAMINHO DIVINO, OS PRINCIPADOS TRANSFORMAM-SE EM EXECUTORES DAS LEIS DO CARMA, DE FORMA A RECONDUZI-LOS, MUITAS VEZES ATRAVÉS DO CAMINHO DA DOR, DE VOLTA A DEUS.

ARCANJOS: OS ARCANJOS FAZEM PARTE DE UMA CATEGORIA ANGELICAL MUITO ESPECIAL. ELES SÃO CONSIDERADOS PROTETORES E ESTÃO ACIMA DOS ANJOS NA HIERARQUIA DIVINA, COMO SE EXERCESSEM UMA ESPÉCIE DE CHEFIA SOBRE OS ANJOS. ISTO NÃO SIGNIFICA QUE ELES SEJAM MAIS IMPORTANTES DO QUE OUTROS SERES DIVINOS, MAS QUE POSSUEM GRANDES PODERES.

OS ARCANJOS TÊM A FUNÇÃO DE CUIDAR DE VÁRIOS ASPECTOS DA VIDA HUMANA E, PRINCIPALMENTE, TRABALHAREM PARA O BEM DE TODOS. FAZEM ISSO, POR EXEMPLO, ILUMINANDO O PENSAMENTO DE GOVERNANTES, CIENTISTAS, DE MÉDICOS E PESSOAS LIGADAS À ÁREA DA SAÚDE. ELES TAMBÉM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA TRANSMISSÃO DAS MENSAGENS DIVINAS. A SEGUIR, ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE OS ARCANJOS MAIS CONHECIDOS:

ARCANJO GABRIEL: O NOME GABRIEL POSSUI ORIGEM HEBRAICA (GABAR+EL) E FREQUENTEMENTE É TRADUZIDO COMO "FORÇA DE DEUS" OU "HOMEM VIGOROSO DE DEUS". É O ARCANJO ASSOCIADO A ESPERANÇA, A ANUNCIAÇÃO, A REVELAÇÃO, SENDO COMUMENTE ASSOCIADO A UMA TROMBETA - É A VOZ DE DEUS, O TRANSMISSOR DAS NOTÍCIAS DIVINAS. É CITADO DIVERSAS VEZES NA BÍBLIA. AO ARCANJO GABRIEL FOI CONFIADA A NOBRE MISSÃO DE ANUNCIAR A VINDA DE JESUS CRISTO.

SEGUNDO O PROFETA: "APARECEU GABRIEL DA PARTE DE DEUS E ME FALOU: DENTRO DE SETENTA SEMANAS DE ANOS (OU SEJA 490 ANOS) APARECERÁ O SANTO DOS SANTOS" (DANIEL 9). POR ISSO É MUITO VENERADO DESDE A ANTIGÜIDADE. O TERMO DE APRESENTAÇÃO QUANDO APARECEU A ZACARIAS PARA ANUNCIAR-LHE QUE IA TER POR FILHO JOÃO BATISTA FOI: "EU SOU GABRIEL, O QUE ESTÁ NA PRESENÇA DE DEUS" (LUC. 1,19).

SÃO LUCAS DISSE: "FOI ENVIADO POR DEUS O ANJO GABRIEL A UMA CIDADE DA GALILÉIA, A UMA VIRGEM CHAMADA MARIA, E CHEGANDO JUNTO A ELA, DISSE-LHE: “SALVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO". ELA FICOU CONFUSA, MAS DISSE-LHE O ANJO: "NÃO TENHAS MEDO, MARIA, PORQUE ESTAIS NAGRAÇA DO SENHOR. CONCEBERÁS UM FILHO A QUEM PORÁS O NOME DE JESUS. ELE SERÁ FILHO DO ALTÍSSIMO E SEU REINO NÃO TERÁ FIM".

SEGUNDO A TRADIÇÃO, O ARCANJO GABRIEL É O MENSAGEIROS DE DEUS DAS BOAS NOVAS, NOS AJUDA A DAR BOM RUMO E DIREÇÃO À NOSSA VIDA E NOS DA COMPREENSÃO E SABEDORIA. É A ELE QUE RECORREM OS QUE NECESSITAM DESSES DONS.

SEGUNDO A RELIGIÃO ISLÂMICA, FOI AO ANJO GABRIEL QUE FOI ATRIBUÍDA A REVELAÇÃO DO CORÃO AO PROFETA MOHAMMAD (OU MAOMÉ).

GABRIEL ESTÁ VINCULADO A CHAMA DA ASCENSÃO E À LIBERTAÇÃO DO CARMA DA HUMANIDADE.

ARCANJO MIGUEL: SÃO MIGUEL ARCANJO, CUJO NOME SIGNIFICA "O QUE É UM COM DEUS", É CONSIDERADO O CHEFE DOS EXÉRCITOS CELESTIAIS E O PADROEIRO DA IGREJA CATÓLICA. É O ANJO ASSOCIADO À JUSTIÇA. SEU NOME É CITADO TRÊS VEZES NA BÍBLIA SAGRADA:

NO CAPÍTULO 12 DO LIVRO DE DANIEL: "AO FINAL DOS TEMPOS APARECERÁ MIGUEL, O GRANDE PRÍNCIPE QUE DEFENDE OS FILHOS DO POVO DE DEUS. E ENTÃO OS MORTOS RESSUSCITARÃO. OS QUE FIZERAM O BEM, PARA A VIDA ETERNA, E OS QUE FIZERAM O MAL, PARA O HORROR ETERNO".

NO CAPÍTULO 12 DO LIVRO DO APOCALIPSE: "HOUVE UMA GRANDE BATALHA NO CÉU. MIGUEL E SEUS ANJOS LUTARAM CONTRA SATANÁS E SUAS LEGIÕES, QUE FORAM DERROTADAS, E NÃO HOUVE LUGAR PARA ELES NO CÉU. FOI PRECIPITADA A ANTIGA SERPENTE, O DIABO, O SEDUTOR DO MUNDO. AI DA TERRA E DO MAR, PORQUE O DEMÔNIO DESCEU A VÓS COM GRANDE IRA, SABENDO QUE LHE RESTA POUCO TEMPO".

NA CARTA DE SÃO JUDAS, LÊ-SE: "O ARCANJO MIGUEL, QUANDO ENFRENTOU O DIABO, DISSE: - QUE O SENHOR O CONDENE". POR ISSO SÃO MIGUEL É MOSTRADO ATACANDO O DRAGÃO INFERNAL.

UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS TEM DEVOÇÃO PELO ARCANJO MIGUEL, ESPECIALMENTE PARA PEDIR-LHE PROTEÇÃO CONTRAS AS CILADAS DAS ENERGIAS DENSAS. O ARCANJO MIGUEL PODE SER INVOCADO EM SITUAÇÕES DE PERIGO, OU EM QUALQUER SITUAÇÃO QUE PRECISARMOS DE PROTEÇÃO. PORÉM, TEM-SE OBSERVADO UM GRANDE NÚMERO DE DEVOTOS DO ARCANJO DIRECIONANDO TODAS AS COISAS AOS CUIDADOS DE MIGUEL, INCLUSIVE FUTILIDADES.

FICA AQUI A DICA DE UTILIZAR O DISCERNIMENTO EM TODOS OS CASOS, INCLUSIVE AO INVOCAR A PRESENÇA DOS ARCANJOS.

MIGUEL ESTÁ ASSOCIADO À CHAMA DA FÉ, JUSTIÇA, PODER, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE.

ARCANJO RAFAEL: RAFAEL SIGNIFICA "DEUS TE CURA". ESTE ARCANJO TEM COMO SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA, AJUDAR NA CURA DOS DOENTES E, POR ISSO, É O GUARDIÃO DA SAÚDE. ELE AGE PRINCIPALMENTE NAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS, NOS HOSPITAIS E ATÉ MESMO EM CASAS QUE ESTEJAM PRECISANDO DE SUA AJUDA.

ALÉM DE INFLUENCIAR NA SAÚDE FÍSICA DOS SERES HUMANOS, ESTE ARCANJO TAMBÉM AGE SOBRE A SAÚDE DO ESPÍRITO, OU SEJA, ESTÁ SEMPRE PROCURANDO CONFORTAR AS PESSOAS NAS HORAS DE DESESPERO E ACALMAR OS SOFRIMENTOS INTERIORES. ALÉM DISSO, TAMBÉM É O RESPONSÁVEL E GUARDIÃO DOS TALENTOS CRIATIVOS.

NA BÍBLIA SAGRADA, O ARCANJO RAFAEL É CITADO NO LIVRO DE TOBIAS, QUE FAZ PARTE DO ANTIGO TESTAMENTO. FOI O ARCANJO ENVIADO POR DEUS PARA CURAR A CEGUEIRA DE TOBIAS, E ACOMPANHÁ-LO NUMA LONGA E PERIGOSA VIAGEM PARA CONSEGUIR UMA ESPOSA. ESTÁ ASSOCIADO A CHAMA DA CURA ATRAVÉS DA VERDADE.

RAFAEL, JUNTO A MIGUEL E GABRIEL SIMBOLIZAM A FIDELIDADE, O PODER E A GLÓRIA DOS ANJOS.

FAÇAMOS UMA ORAÇÃO BEM INTENCIONADA INVOCANDO A PRESENÇA DOS ARCANJOS EM NOSSA VIDA, NOSSO LAR, NO TRABALHO, NOS RELACIONAMENTOS, NA PROSPERIDADE, NO PLANETA E EM TODAS AS OCASIÕES. A MELHOR ORAÇÃO É AQUELA QUE BROTA DO NOSSO CORAÇÃO. NÃO NOS PREOCUPEMOS EM DECORAR ORAÇÕES PRONTAS. OS ANJOS RECONHECEM A VIBRAÇÃO, A LUZ; PORTANTO, É ATRAVÉS DE NOSSA ENERGIA QUE A ORAÇÃO SERÁ IDENTIFICADA.

A GRANDE MISSÃO DOS ANJOS É O AUXÍLIO EM NOSSO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL, BASTANDO QUE SEJAM INVOCADOS.

COMO RESPEITAM AS LEIS DO UNIVERSO E JAMAIS INTERFEREM EM NOSSO LIVRE ARBÍTRIO, SÓ SE APROXIMARÃO SE ASSIM DESEJARMOS, ATRAVÉS DE NOSSO AMOR. É SÓ CHAMAR.

ANJOS: OS ANJOS RECEBEM AS ORDENS DAS HIERARQUIAS SUPERIORES E AS EXECUTAM. OUTRO ASPECTO QUE PRECISA SER CONSIDERADO, É O FATO DE QUE OS ANJOS ESTÃO MAIS PERTO DA HUMANIDADE E POR ASSIM DIZER, CONVIVENDO CONOSCO E PRESTANDO UM SERVIÇO SILENCIOSO, MAS DE VALOR INESTIMÁVEL À CADA PESSOA.

SEGUE UM TRECHO DO LIVRO ÊXODO DA BÍBLIA: "EIS QUE ENVIO UM ANJO DIANTE DE TI, PARA QUE TE GUARDE PELO CAMINHO E TE CONDUZA AO LUGAR QUE TENHO PREPARADO PARA TI. RESPEITA A SUA PRESENÇA E OBSERVA A SUA VOZ, E NÃO LHE SEJAS REBELDE, PORQUE NÃO PERDOARÁ A VOSSA TRANSGRESSÃO, POIS NELE ESTÁ O MEU NOME. MAS, SE ESCUTARES FIELMENTE A SUA VOZ E FIZERES O QUE TE DISSER, ENTÃO SEREI INIMIGO DOS TEUS INIMIGOS E ADVERSÁRIO DOS TEUS ADVERSÁRIOS". (EX 23,20-22).

(Texto extraído do site Portal Arco Íris)

 


Contacto

HELIANA CORREA PORTO BETH RINZETTI